Acordos para alavancar o empreendedorismo entre os jovens foram assinados
Foi aberto oficialmente em Belém, nesta segunda-feira, 17, o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). A cerimônia de abertura da Pré-cúpula ocorreu à noite, no Theatro da Paz, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos; de ministros de Estado; de parlamentares; da governança do Y20 e de delegações internacionais dos membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); além de representantes de todos os Estados; lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais de todo o País.
Esta é a primeira vez na história que o Brasil assume a liderança da Pré-cúpula e o encontro em Belém foi fruto de uma parceria entre o Y20, o governo federal e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), através da Gerência de Juventudes, ligada à pasta. Depois da cerimônia de abertura, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, estão previstas atividades no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz Cabanagem. Um dos objetivos do encontro é subsidiar a elaboração de um documento com reivindicações e propostas das juventudes para o Summit do Y20, que ocorre em agosto no Rio de Janeiro, para ser entregue durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro.
No início da solenidade, a cantora paraense Naieme, interpretou os hinos brasileiro e paraense ao ritmo regional, com direito a tambores e matracas nas mãos. Na sequência, a cantora Zaynara, também paraense, apresentou o sucesso autoral “Sou do Norte” e foi aclamada pela plateia lotada. Em diversos momentos do evento, atores locais encenaram referências da cultura paraense, a exemplo do Círio de Nazaré.
Em seguida, o governador Helder Barbalho e o titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, assinaram diversos acordos que visam conceder benefícios para a juventude paraense. O primeiro foi um acordo de cooperação com o Instituto Coliga, que oferece cursos na área da economia criativa. O objetivo é a formação de jovens empreendedores.
Também foi firmado, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), um acordo de cooperação para implementação do Programa Empreende Juventude, que também visa à capacitação desse público para o universo do empreendedorismo.
Na mesma linha, foi assinado convênio entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Seirdh, para implantação do Programa Juventude Empreendedora, que envolve o lançamento de uma linha de crédito para fomentar o empreendedorismo entre jovens de 18 a 29 anos. O limite do crédito é de R$ 5 mil, com pagamento em até 24 meses. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento regional e gerar emprego. Os três primeiros jovens paraenses contemplados com a linha, João Pedro Cordeiro dos Santos, Jéssica Soares e Rafael Ferreira. receberam os cheques simbólicos no palco, das mãos do governador Helder Barbalho.
Juventude Negra Viva
Ainda na cerimônia, o Chefe do Executivo paraense, Helder Barbalho, assinou, junto com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, a adesão do Estado do Pará ao Plano Juventude Negra Viva, que trata de uma série de ações para reduzir as vulnerabilidades sociais e ampliar a qualidade de vida das juventudes negras em todo o Brasil.
O governador Helder Barbalho fez questão de agradecer a todos pela escolha do Estado do Pará para sediar o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). Ele também destacou a importância de aliar o desenvolvimento regional à conservação dos recursos naturais e o respeito aos povos tradicionais, sejam eles quilombolas, ribeirinhos, negros, entre outros.
As atividades da Pré-Cúpula do Y20 seguem durante toda esta terça-feira, 18, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e se encerram na quarta-feira, 19.
Fonte: Agência Pará
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.