Projeto da Vila COP 30 é uma das estratégias de hospedagem para o evento internacional; depois, o espaço vai funcionar como centro administrativo do Estado
O governo do Pará assinou a ordem de serviço para a construção da Vila COP, um espaço que irá hospedar participantes da 30ª edição da Conferência das Partes da ONU, evento anual da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima que será realizado em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. A assinatura para a construção do prédio ocorreu na quarta-feira (22).
“A construção da Vila COP é mais uma iniciativa do Estado do Pará, na preparação para a Conferência Climática da ONU. Ela faz parte da estratégia de ampliação da oferta de hospedagem desenvolvida pelos governos do Pará e Federal visando acomodar cerca de 50 mil pessoas que devem vir para Belém durante o evento. Depois da COP, este espaço será utilizado como centro administrativo pelo Governo do Pará, abrigando secretarias que hoje estão em prédios alugados. Isso representa economia para a administração pública e assegura que o investimento feito deixe um legado para o nosso Estado”, disse a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan.
A Vila COP será destinada a líderes, chefes de Estado e representantes das 190 nações que participarão da COP em Belém. O local tem 19 mil metros quadrados, dividido em 5 blocos, dos quais, quatro serão destinados à hospedagem, totalizando 405 suítes, e um bloco será de serviço com lobby, maleiro, escritórios, gerência, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenires, conveniência, restaurante e bar-café.
Vila COP tem estrutura sustentável e localização estratégica
A estrutura está sendo construída com uma tecnologia especial, semelhante ao que já foi feito na sede do escritório administrativo da COP 30 - o que garante agilidade no processo de edificação e também sustentabilidade ao projeto. A obra não usa materiais como concreto e madeira.
“A localização estratégica da Vila é outro grande ponto positivo. Situada perto do Hangar e do Parque da Cidade, a Vila COP fica a poucos minutos da Blue Zone da COP30, onde ocorrerão os debates mais relevantes do evento. Isso facilitará a mobilidade dos participantes, contrastando com a oferta de hospedagem de outros países-sede em que as distâncias entre o local do evento e a hospedagem dos participantes demandava muito tempo”, explica a vice-governadora Hana Ghassan.
Além da construção da Vila, diversas soluções para acomodar os visitantes estão em curso, como a contratação de navios de cruzeiro pelo Governo Federal, a reforma e ampliação da rede hoteleira, a parceria com plataformas de hospedagem e a reforma de 17 escolas que, durante a COP, funcionarão como hostels.
Agência Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.