Nova estrutura vai influências na mobilidade de cerca de 400 mil pessoas, na Região Metropolitana de Belém
Belém, PA - O Governo do Pará entregou neste sábado, 18, a nova ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, representando um marco de modernidade, integração e desenvolvimento urbano para a Região Metropolitana de Belém.
A obra garante ligação segura e permanente entre os dois distritos da capital, substituindo a tradicional travessia por via fluvial e melhorando de forma significativa a mobilidade e a qualidade de vida da população.
Durante o ato de entrega estiveram presentes o governador Helder Barbalho; a vice-governadora Hanna Ghassan; o ministro das Cidades, Jader Filho; o prefeito de Belém, Igor Normando; e demais autoridades estaduais e municipais.
“Após mais de 40 anos, a Ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”, destacou o governador Helder Barbalho.
Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte segue os mais modernos padrões de engenharia, combinando estética, segurança e durabilidade. Sustentada por cabos de aço (estais) ligados a um mastro central, a estrutura foi projetada para garantir fluidez no tráfego e resistência ao longo dos anos, consolidando-se como um novo cartão-postal da capital paraense.
Economia e turismo
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o impacto da obra vai além da mobilidade. “Mais do que uma grande obra de infraestrutura, a nova ponte 'Pastor Firmino Gouveia' é um vetor de crescimento econômico e turístico. A facilidade de acesso vai impulsionar o comércio local, valorizar imóveis e aumentar o fluxo de visitantes em direção às praias e aos atrativos naturais de Outeiro, além de fortalecer a economia de Icoaraci, reconhecida por seu polo artesanal e gastronômico”, afirmou.
Durante sua execução, a obra gerou 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, movimentando a economia local e beneficiando trabalhadores de diversos setores. A expectativa é que o investimento continue promovendo geração de renda e oportunidades, ampliando o desenvolvimento sustentável da região.
Informações e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.