Plano Clima tensiona agro e aquece debate ambiental antes da COP, em novembro Lula enfrenta rombo fiscal e polêmica internacional com Janja em exposição IPS Brasil 2025 expõe desigualdades e deixa Pará na lanterna do ranking na região

Governo entrega nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém

Nova estrutura vai influências na mobilidade de cerca de 400 mil pessoas, na Região Metropolitana de Belém

  • 32 Visualizações
  • 18/10/2025, 20:30
Governo entrega nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém

Belém, PA - O Governo do Pará entregou neste sábado, 18, a nova ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, representando um marco de modernidade, integração e desenvolvimento urbano para a Região Metropolitana de Belém.


A obra garante ligação segura e permanente entre os dois distritos da capital, substituindo a tradicional travessia por via fluvial e melhorando de forma significativa a mobilidade e a qualidade de vida da população.


Durante o ato de entrega estiveram presentes o governador Helder Barbalho; a vice-governadora Hanna Ghassan; o ministro das Cidades, Jader Filho; o prefeito de Belém, Igor Normando; e demais autoridades estaduais e municipais.


“Após mais de 40 anos, a Ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. A construção dessa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas, além de impulsionar o turismo, os empreendimentos e o lazer na região”, destacou o governador Helder Barbalho.


Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte segue os mais modernos padrões de engenharia, combinando estética, segurança e durabilidade. Sustentada por cabos de aço (estais) ligados a um mastro central, a estrutura foi projetada para garantir fluidez no tráfego e resistência ao longo dos anos, consolidando-se como um novo cartão-postal da capital paraense.


Economia e turismo


Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o impacto da obra vai além da mobilidade. “Mais do que uma grande obra de infraestrutura, a nova ponte 'Pastor Firmino Gouveia' é um vetor de crescimento econômico e turístico. A facilidade de acesso vai impulsionar o comércio local, valorizar imóveis e aumentar o fluxo de visitantes em direção às praias e aos atrativos naturais de Outeiro, além de fortalecer a economia de Icoaraci, reconhecida por seu polo artesanal e gastronômico”, afirmou.


Durante sua execução, a obra gerou 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, movimentando a economia local e beneficiando trabalhadores de diversos setores. A expectativa é que o investimento continue promovendo geração de renda e oportunidades, ampliando o desenvolvimento sustentável da região.


Informações e Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.