Estrutura, que beneficiará mais de 30 mil pessoas, leva o nome do Pastor Gilberto Marques, da Assembléia de Deus
Belém, PA - O Governo do Pará entregou o Viaduto Pastor Gilberto Marques, localizado no cruzamento da Avenida Mário Covas com a Avenida Independência, em Belém. O nome homenageia o líder religioso paraense falecido em 2024, aos 81 anos. A nova estrutura vai beneficiar mais de 30 mil pessoas que circulam diariamente entre Belém e Ananindeua.
Com 350 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura, o viaduto faz parte do conjunto de obras de mobilidade urbana executadas pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Belém. A construção mobilizou mais de 300 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos, gerando renda e desenvolvimento desde o início das obras, em 2024.
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou a relevância do novo equipamento viário para o sistema de mobilidade da capital e municípios vizinhos. “Este viaduto retira diversos semáforos que geravam congestionamentos. Com esta obra, não será mais necessário o uso de semáforos para quem se desloca da rodovia BR-316 até a Augusto Montenegro, nem para quem utiliza a Avenida Independência no mesmo sentido”.
Viadutos entregues
O Viaduto Pastor Gilberto Marques é o quinto equipamento viário entregue pelo Governo do Pará na Região Metropolitana de Belém nos últimos dois anos. As demais estruturas entregues são:
- Viaduto da BR-316 com a Avenida Ananin, em Ananindeua (julho de 2023);
- Viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba (dezembro de 2024);
- Viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua (abril de 2025);
- Viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Três Corações, em Belém (maio de 2025).
As entregas integram o programa de modernização da infraestrutura viária do Governo do Pará, que visa reduzir congestionamentos, ampliar a segurança no trânsito e melhorar o deslocamento urbano em toda a Região Metropolitana de Belém.
Informações e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.