Recursos contemplam obras nas áreas de saneamento, prevenção a desastres e mobilidade urbana, para 39 municípios do estado
O Governo do Pará participou nesta sexta-feira, 26, em Brasília, do anúncio dos resultados de novos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções. O Estado vai receber do Governo Federal um investimento para obras nas áreas de saneamento, prevenção a desastres e mobilidade urbana. No total, 39 municípios de todas as regiões do Pará foram contemplados. A vice-governadora Hana Ghassan, esteve no encontro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“É um dia muito importante para o Estado do Pará. Serão 39 cidades do nosso estado, beneficiadas com o recurso disponibilizado pelo Governo Federal, para obras e também irão gerar emprego e renda nos municípios. São obras extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Obras como abastecimento de água, obras como esgotamento sanitário e mobilidade são importantes para que a gente possa desenvolver e trazer prosperidade para as nossas cidades. Portanto, é um dia de nós comemorarmos mais investimentos para o Estado do Pará, investimentos que farão a diferença na qualidade de vida da nossa população”, destacou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
Lançado em setembro do ano passado, o Novo PAC Seleções visa atender projetos apresentados por prefeitos e governadores. A iniciativa prioriza obras em áreas relacionadas à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos. Além do presidente Lula, participaram do evento os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jader Filho (Cidades).
Os recursos serão investidos em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água para os municípios de Cachoeira do Arari, Muaná, Curralinho, Gurupá, Oeiras do Pará, Portel, Santa Cruz do Arari, Soure e Anajás.
A modalidade de esgotamento sanitário contempla o eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes. As iniciativas ampliam o acesso a serviços de coleta e de tratamento de esgotos sanitários em áreas urbanas, em todo país.
Já os projetos de abastecimento de água em áreas urbanas, terão investimentos que vão atingir a meta de universalização estipulada no Marco Legal do Saneamento, que prevê o atendimento de 99% da população brasileira com água tratada até 2033.
A iniciativa federal tem cinco eixos de atuação com 27 modalidades. Envolve os ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência.
Usinas da Paz - a iniciativa exitosa do Governo do Pará foi citada no evento, pelo ministro Ricardo Lewandowisk, como exemplo de investimento em cidadania a ser seguido pelos estados brasileiros.
“No Pará, as Usinas da Paz fortalecem os vínculos comunitários, como forma de reduzir a violência e criminalidade, promovendo a inclusão social e a cidadania. É uma iniciativa que traz evidências de um impacto significativo na redução da violência urbana, com educação, cultura, esporte, emprego, renda e acesso à direitos, fortalecendo a resiliência das comunidades mais vulneráveis”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública.
Atualmente, o Pará conta com 9 Usinas da Paz em funcionamento. Há outras 28 unidades em obras e a expectativa é fechar o ano de 2026 com 40 Usinas da Paz em todo o estado. Desde 2021, quando a primeira usina foi entregue, foram mais de 6 milhões de beneficiamentos registrados nas comunidades atendidas.
Fonte: Agência Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.