Pochmann centraliza Belém, descentraliza razão e vira mundo de cabeça pra baixo Praça do Relógio segue em situação de abandono, apesar de decisão da Justiça Jogo da sucessão ao governo do Pará já aponta as possíveis mudanças de Hana

Governo lança, na COP30, guia sobre gestão de dejetos para mitigação de metano

Guia foi criado pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Embrapa, o Instituto 17 e a Climate and Clean Air Coalition, CCAC

  • 44 Visualizações
  • 18/11/2025, 09:00
Governo lança, na COP30, guia sobre gestão de dejetos para mitigação de metano

São Paulo, SP - O Brasil apresentou na COP30, em Belém, o guia "Gestão de Dejetos da Produção Animal para Mitigação do Metano: A contribuição do Brasil para a ação climática global", uma publicação que reúne políticas, tecnologias e experiências nacionais para orientar outros países na redução das emissões de metano na pecuária.


Conforme nota da Embrapa Suínos e Aves, o material foi elaborado em parceria que envolveu o Ministério da Agricultura, a Embrapa, o Instituto 17 e a Climate and Clean Air Coalition (CCAC). Ele inclusive tem uma versão em inglês.


O guia destaca que a gestão de dejetos pecuários é uma das formas mais eficazes de reduzir emissões dentro do setor agrícola, já que os sistemas de produção animal estão entre as principais fontes globais de metano - poluente climático de vida curta com potencial de aquecimento global até 27 vezes superior ao do CO2 em um horizonte de 100 anos.


O documento reforça que o manejo adequado transforma um passivo ambiental em oportunidade, permitindo gerar energia renovável, biogás, eletricidade e biofertilizantes, promovendo ao mesmo tempo redução de gases de efeito estufa, ganhos econômicos e sinergia com a segurança alimentar e a inclusão social, explica a Embrapa na nota.


A publicação traduz a trajetória brasileira em um roteiro replicável composto por seis etapas: compreender o contexto produtivo e as fontes de emissão; diagnosticar barreiras e condições habilitadoras; quantificar o potencial de mitigação e os cobenefícios; desenvolver e demonstrar soluções técnicas e de negócio; estruturar mecanismos de monitoramento e institucionalização; e promover cooperação, inclusão e escalabilidade. 


Voltado a gestores públicos, formuladores de políticas, técnicos, pesquisadores e instituições financeiras, o guia busca facilitar a cooperação internacional, com ênfase no aprendizado entre pares e em soluções adaptáveis às realidades do Sul Global.


Foto: Divulgação

Estadão conteúdo

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.