Formação gratuita prepara casais para o parto e os primeiros cuidados com o recém-nascido, com pintura gestacional e ida ao complexo obstétrico da unidade
Belém, PA - O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, está com inscrições abertas para a 22ª edição do curso de gestantes “Laços de Amor”, marcada para o dia 29 de janeiro. Considerada a segunda maior maternidade pública do Governo do Pará, a unidade reforça que a gestação é um processo compartilhado pelo casal, ou seja, a presença do parceiro é fundamental.
A programação inclui orientações práticas sobre gestação, parto e puerpério, além de cuidados com o recém-nascido, amamentação, técnicas de relaxamento para a mãe e o bebê e noções de primeiros socorros em casos de engasgo. As atividades são conduzidas por profissionais da própria unidade, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e enfermeiros, além dos bombeiros civis.
O curso também conta com um momento especial de pintura gestacional, iniciativa voltada à promoção do bem-estar das gestantes e ao fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e bebê. Ao final, após a entrega dos certificados, as participantes são convidadas a conhecer o complexo obstétrico do HRAS, com o objetivo de se familiarizar com o espaço onde ocorrerá o nascimento de seus futuros bebês.
Perfil
A maternidade do Hospital Abelardo Santos funciona 24 horas por dia, com cinco salas de Parto, Pré-Parto e Pós-Parto (PPP), duas salas cirúrgicas e 50 leitos de internação. A unidade adota práticas humanizadas e métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banhos de água morna e aromaterapia. Conta ainda com fisioterapeutas na sala de parto para conforto e bem-estar à mulher.
O HRAS é ainda referência em assistência à mulher e à criança, com atendimento em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O acolhimento também é garantido nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria conta com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil com atendimento 24 horas.
Informação e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.