Uepa participará de evento em Manaus com a Presidência da COP30, visando contribuir com o enfrentamento às mudanças climáticas
Belém, PA - A Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá papel de destaque no Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM).
O reitor da Uepa, professor Clay Anderson Nunes Chagas, representará as universidades estaduais da região, e comporá a mesa de abertura ao lado de autoridades nacionais e internacionais, incluindo o presidente da conferência mundial sobre mudanças climáticas no Brasil, embaixador André Corrêa do Lago.
O evento reunirá mais de 200 pesquisadores e representantes de 40 instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Legal, que irão apresentar um documento com propostas para a Agenda de Ação do Mutirão Global contra a Mudança do Clima (2025-2035) e para a COP30, marcada para novembro, em Belém. O documento é fruto de um trabalho coletivo, que envolveu universidades, institutos federais e organizações científicas, com a participação ativa da Uepa.
“Estou como representante do Fórum de Reitores da Região Amazônica e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Foi formado um grupo que, a partir de um debate conjunto, construiu este documento. É importante que as instituições que produzem ciência na Amazônia sejam ouvidas e contribuam com soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas”, destacou o reitor Clay Chagas.
Temática
Durante a programação, os debates serão organizados em eixos temáticos, que abrangem transição energética, gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade, transformação da agricultura, resiliência urbana, desenvolvimento humano e social, além de financiamento, inovação e governança.
A Uepa também será representada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Luanna Fernandes, e pelo professor Carlos José Capela Bispo, que participará como expositor no eixo sobre Resiliência em Cidades, Infraestrutura e Água.
O encontro contará ainda com a participação da primeira-dama do Brasil e enviada especial da COP30, Rosângela Lula da Silva (Janja), na programação de encerramento.
O documento produzido será entregue oficialmente ao presidente da COP30 e demais autoridades, reforçando a voz unificada da comunidade científica amazônica na construção de políticas e ações sustentáveis para o planeta.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.