Pochmann centraliza Belém, descentraliza razão e vira mundo de cabeça pra baixo A COP30, o "credo verde" da ministra Marina Silva e a proibição da tilápia Pecuaristas discutem “ponto da carne” em plena COP30 e deixam verde para o amanhã

Intensivão reforça preparação de alunos da rede pública para as provas do Enem

Para o próximo ano, a Secretaria já estuda o início do curso preparatório em agosto, com abrangência de todas as disciplinas da grade curricular.

  • 412 Visualizações
  • 07/10/2025, 18:00
Intensivão reforça preparação de alunos da rede pública para as provas do Enem

Belém, PA - A Prefeitura de Belém iniciou, nesta segunda, 6, o Intensivão Enem 2025. A ação gratuita é voltada à preparação estratégica de estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. As aulas seguem até 31 de outubro, sempre das 18h às 20h, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão de Governo (Segov), localizado na avenida Almirante Barroso, 1312, no bairro do Marco, em Belém.


Com 60 vagas ofertadas, o curso é aberto ao público, mas prioriza estudantes da rede pública de ensino. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas presencialmente na sede da Secretaria de Governo ou de forma remota pelo site da Prefeitura: eventos.belem.pa.gov.br/turma-pre-enem-gratuita/


As atividades contemplam as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, com foco nas temáticas mais cobradas nas provas do Enem. Os inscritos recebem material de apoio, como cadernos com questões práticas de matemática e português, além de propostas de redação. O cronograma também prevê simulados nos dias 24 e 28 de outubro, preparando os alunos para a primeira prova do Enem (30/10), e nos dias 1 e 5 de dezembro, antes da segunda etapa (7/12).


Durante a primeira aula, o professor de Matemática, Wagner Viana, reforçou a relevância do projeto para jovens que enfrentam desafios diários, mas sonham com uma vaga na universidade. “Temos muitos alunos talentosos, com grandes sonhos, mas que, por limitações financeiras ou falta de acesso a cursinhos pagos, chegam ao Enem despreparados. Essa prova exige mais do que apenas conhecimento: exige técnica, estratégia e repertório. E é justamente isso que o Intensivão oferece”, afirmou.


A Prefeitura reforça que, apesar de se assemelhar a um cursinho, o projeto não deve ser confundido com um curso pré-vestibular completo. Trata-se de um intensivão, com duração curta e foco em revisão e fixação de conteúdos-chave para as provas do Enem.


Para o próximo ano, a Secretaria já estuda o início do curso preparatório em agosto, com abrangência de todas as disciplinas da grade curricular.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.