Os compromissos do presidente começaram às 9h, com audiência ao presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah
Belém, PA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ter suas oito reuniões bilaterais de hoje no Museu Emílio Goeldi, no centro de Belém. O espaço é funciona como um zoológico com espécies amazônicas de fauna e flora. Entre uma arara azul, uma vermelha, macacos-aranha e vitórias-régias, o petista levou seus interlocutores para ter uma experiência de "floresta" no meio da cidade. O microclima é diferente, as árvores, abundantes.
Tudo isso ao passar por um portão. O caótico trânsito de Belém fica para trás os sons se misturam com canto de pássaros e outros animais. Nesse cenário, onde os viveiros são entrecortados por trilhas de chão de areia, que o presidente recebe seus convidados.
Lula tem repetido que essa COP será a da verdade e, pelo jeito, vai se esforçar para que os líderes mundiais entendam as dificuldades e belezas de se viver na Amazônia. Com isso pretende trazer recursos para as florestas e para a adaptação de cidades afetadas pelas mudanças climáticas.
Agenda
Os compromissos do presidente começaram às 9h, com audiência ao presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Sidi Ould Tah. Em seguida, às 9h50, Lula se reuniu com o presidente da República do Congo, Denis Sassou NGuesso.
Ao longo da manhã, o presidente teve encontros com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, às 10h40, e com o presidente de Comores, Azali Assoumani, às 11h30.
À tarde, estão previstas reuniões com o primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape, às 14h20, e com a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons, às 15h10.
A agenda segue com um encontro às 16h com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, Ding Xuexiang, e, logo depois, com a presidenta de Honduras, Xiomara Castro, às 16h50.
Encerrando o dia, Lula terá reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, às 17h40.
Foto: Sâmia Batista
Estadão conteúdo
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.