Governo Lula aperta o pequeno enquanto fecha os olhos para chamados "masters" Estudo coloca Amapá como líder em mortes violentas: 57,4 por 100 mil habitantes Comandante do CMN anuncia expansão do Exército com novas brigadas em Belém
Expensão

Ministério da Educação credencia Campus da Ufopa em Rurópolis

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União e é parte do processo regulatório do MEC

  • 26 Visualizações
  • 27/11/2025, 18:00
Ministério da Educação credencia Campus da Ufopa em Rurópolis

Santarém, PA - O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União, a portaria de credenciamento do Campus Rurópolis da Universidade Federal do Oeste do Pará.


O credenciamento é parte do processo regulatório do MEC e segue diretrizes estabelecidas em portarias específicas, que definem os requisitos e os procedimentos a serem seguidos pela universidade.


O Campus Rurópolis da Ufopa foi criado por meio de resolução do Conselho Universitário em dezembro de 2024. Em agosto de 2025, ocorreu a aula inaugural iniciando suas atividades com dois cursos regulares de graduação: Agronomia e Letras/Língua Portuguesa.


Com a publicação da portaria de credenciamento, a Ufopa cumpre um requisito legal para que o Campus Rurópolis seja considerado regular e possa oferecer cursos de graduação atendendo a todos os requisitos do MEC.


Nessa etapa do credenciamento do campus, um grupo de trabalho foi constituído na Ufopa para atuar no processo. O GT foi presidido pela professora Solange Ximenes, vice-reitora da universidade. Segundo ela, o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) foi essencial na orientação de todo o processo de regulação.


“Esse credenciamento é o fruto do trabalho de um conjunto de servidores da nossa instituição e também representa o compromisso de nossa universidade com a comunidade para garantir que a oferta dos cursos se dê dentro dos trâmites legais exigidos pelo Ministério da Educação”, acrescentou Ximenes.


Foto: Divulgação/PF

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.