Modo de preparo pode evitar que os alimentos se partam durante o cozimento, melhora a sua textura, entre outros
Rio de Janeiro, RJ - O ovo é reconhecido como um dos alimentos mais completos e nutritivos disponíveis, devido ao seu alto teor de proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Além de fornecer nutrientes indispensáveis para a saúde diária, como as vitaminas A, D, E, B12, ácido fólico, ferro, fósforo e selênio, favorecendo o desenvolvimento muscular, a saúde óssea, a função cerebral, a pele, o cabelo e o sistema imunológico.
No entanto, além de seus benefícios nutricionais, existe um método simples na cozinha que melhora significativamente o preparo do ovo cozido: adicionar vinagre à água de cozimento.
Ao cozinhar o ovo, é comum que a casca se quebre, fazendo com que parte da clara vaze na água quente. Para evitar que isso aconteça, chefs e especialistas recomendam adicionar uma ou duas colheres de sopa de vinagre branco na panela antes de começar a ferver. Essa prática, além de evitar a quebra, facilita no momento de descascar o ovo.
Entenda os benefícios de cozinhar o ovo com vinagre
A base desse truque está em uma reação química que ocorre ao misturar o vinagre — um ácido suave - com a água. O vinagre acelera a coagulação das proteínas presentes na clara, o que permite que, se o ovo se partir, o ácido sele rapidamente a fenda, impedindo que o conteúdo se derrame. E também atua sobre a membrana interna da casca, facilitando a sua remoção.
Outro benefício do vinagre no cozimento é a melhoria na textura final do ovo. Cozinhá-lo em fogo moderado com vinagre permite obter uma gema e uma clara mais macias e cremosas, ideal para quem consome ovos cozidos com frequência e deseja evitar que fiquem cozidos demais.
Uma preocupação comum entre os consumidores é se o vinagre altera o sabor do ovo. Os especialistas esclarecem que, ao usar pequenas quantidades, o vinagre não altera o sabor nem afeta as propriedades nutricionais do alimento. Trata-se de um recurso discreto que melhora a preparação sem afetar o sabor.
Quais são as formas mais saudáveis de cozinhar ovos para potencializar suas proteínas?
O consumo diário de ovos oferece múltiplos benefícios para a saúde. Seu alto teor proteico contribui para gerar saciedade, ajudando a regular o apetite e facilitando o controle do peso corporal. A colina presente na gema é um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento cerebral, associado a uma melhor memória e capacidade cognitiva.
Já as vitaminas e minerais como biotina, zinco e selênio ajudam a manter a pele saudável e o cabelo forte. O ovo ainda contém antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que protegem os olhos dos danos causados pela luz azul, e vitamina D, preponderantes para o sistema imunológico.
O uso de vinagre no cozimento do ovo é uma dica simples, mas eficaz, apoiada por especialistas em culinária e química, que melhora a experiência de preparação e consumo deste alimento básico.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
(Com O Globo)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.