A celebração foi realizada neste domingo com a presença de centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz e imediações
O santuário arquidiocesano da região episcopal de Nossa Senhora do Ó está oficialmente criado. A celebração foi realizada neste domingo, 20, durante missa solene na presença de centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz e um anexo instalado ao lado do templo religioso. A programação foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que fez uma breve caminhada pelas ruas da ilha, acompanhado pelo padre Erick Araújo, diáconos, pastorais e comunidades da paróquia de Nossa Senhora do Ó.
Caravanas das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, do bairro de Carananduba; São Pedro Pescador, da Baía do Sol; Nossa Senhora do Carmo, do município de Benevides; São Francisco de Assis, de Murinim, distrito de Santa Izabel do Pará; e ainda dezenas de famílias do município de Santa Bárbara do Pará e de Belém acompanharam o evento religioso.
“A celebração movimentou Mosqueiro desde o início da semana com as ações da semana vocacional, visitando as comunidades e com as famílias mosqueirenses acolhendo seus amigos, parentes e o povo de Deus, pois, estamos e estaremos em festa em louvor a nossa padroeira”, disse Fernando Feitosa, coordenador das ações do Círio de Nossa Senhora do Ó.
Elevação – A elevação da paróquia de Nossa Senhora do Ó a santuário arquidiocesano é um o título concedido pela igreja de Belém às paróquias que desempenham papel especial na vida espiritual da comunidade. Em Mosqueiro, Nossa Senhora do Ó é padroeira e sua devoção remete a criação do distrito, em 1868, quando o templo era apenas uma singela igrejinha. O Círio, que este ano completa 138 anos, é celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, reúne milhares de fiéis, que também participam de outras 13 romarias relacionadas ao tema com caminhadas, missa, novenas e encontros domésticos.
Em 2023, a Arquidiocese de Belém já contabiliza cinco, dos seis santuários previstos: Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, o primeiro criado em 2006; Santuário de São Judas Tadeu (Região Sant’Ana); Santuário Nossa Senhora das Graças (Região Menino Deus); Santuário de Santa Rita de Cássia (Região São Vicente de Paulo); Santuário de Nossa Senhora do Ó (Região Nossa Senhora do Ó); Santuário São João Batista (Região São João Batista); e a próxima e última elevação deste calendário será a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio (Região Coração Eucarístico de Jesus).
Para Dom Alberto Taveira Corrêa, a criação dos santuários visa aumentar as ações católicas, por meio de peregrinações e trabalho voltado à comunidade e os mais pobres. Em sua homília, durante a missa solene em Mosqueiro, o líder religioso da fé católica, destacou a figura de Maria como evangelizadora e santa elevada ao céu. Ele também relembrou o aniversário de 50 anos da sua ordenação sacerdotal e agradeceu o trabalho do clero como expressão da igreja.
Romarias - Com elevação a santuário, a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, se transforma também em local permanente de peregrinações e romarias. Segundo o padre Erick Araújo, pároco, as visitações serão intensificadas, envolvendo todas as paróquias da região episcopal de Nossa Senhora do Ó.
Na festa deste domingo, muita gente aproveitou para fazer a primeira visita a igreja matriz de Mosqueiro. Foi o caso da romeira, Dieny Silva de Sousa, que veio acompanha das irmãs e primas para celebração. “A gente recebe graças todos os dias pela nossa fé em Nossa Senhora, hoje, eu estava com enxaqueca, mas melhorei e estou aqui e muito feliz por ver essa festa linda”, disse.
Por Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.