A estratégia do ministério da Saúde deve ser realizada até 31 de julho, com entrevistas de famílias de crianças de 6 meses a menores de 5 anos para saber se estão imunizadas, nos 144 municípios paraenses
Com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada de 17 de maio a 14 de junho, os municípios paraenses têm nova missão para resgatar as coberturas vacinais. Precisam fazer o Monitoramento da Estratégia de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo (MEV) até o dia 31 de julho.
Essa nova estratégia do Ministério da Saúde foi apresentada pela coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, aos secretários municipais de Saúde, na última quinta-feira (20), na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), quando gestores municipais e estaduais de Saúde pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Jaíra Ataíde explicou que o MEV consiste na realização de entrevistas com as famílias de crianças de 6 meses a menores de 5 anos para saber se estão vacinadas contra a poliomielite e sarampo. “Todos os 144 municípios paraenses precisam realizar o MEV, e cada um deles recebeu uma meta, um número de crianças estabelecido para procurar e entrevistar”, informou.
O número de crianças foi definido a partir de critérios técnicos baseados no número da população de crianças e de salas de vacinação registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Identificação - Segundo Jaíra Ataíde, o MEV é uma forma de identificar crianças não vacinadas e, a partir daí, fazer a devida correção, vacinando quem não está imunizado. “No entanto, se nessa sequência forem encontradas três crianças não vacinadas, a Secretaria Municipal de Saúde deve parar o MEV e iniciar a estratégia de intensificação da vacinação. Nesse caso, vai passar a vacinar de casa em casa todas as crianças, na perspectiva de corrigir alguma falha na cobertura da população daquela área”, ressaltou a coordenadora.
Como exemplo, Jaíra Ataíde apresentou o número de crianças que devem ser entrevistadas pelos municípios de Ananindeua (833), Belém (3.421), Benevides (207), Marituba (1.066) e Santa Bárbara do Pará (547), todos na Região Metropolitana de Belém.
Balanço da Campanha - Jaíra Ataíde informou ainda que a Campanha encerrada em 14 de junho foi a última com vacina oral contra a poliomielite (VOP). “A partir de agora só será utilizada a vacina injetável (VIP). Portanto, foi uma Campanha para concluir a transição da VOP para a VIP no Programa Nacional de Imunizações do SUS”, acrescentou.
A Campanha também teve os objetivos de resgatar a cobertura vacinal contra o sarampo em menores de cinco anos e consolidar evidências de elevadas coberturas vacinais, resultados que serão apresentados à Comissão Internacional para Recertificação de país livre da circulação viral do sarampo.
Quanto ao lugar ocupado no ranking nacional da campanha contra poliomielite, o Pará ficou em terceiro lugar com 131.307 vacinas aplicadas e cobertura vacinal de 25,34%, atrás do Espírito Santo (35,74%) e Rio Grande do Norte (31,84).
Os municípios que alcançaram maior cobertura vacinal foram São João da Ponta (99,66%), Nova Timboteua (94,21%), Magalhães Barata (94,20%) e Brejo Grande do Araguaia (90,10%).
No entanto, segundo a coordenadora estadual, as doses de vacina oral aplicadas na rotina, até o dia 30 de junho, serão contabilizadas para a cobertura vacinal da Campanha Nacional da Poliomielite. “Então, é mais uma oportunidade de os municípios ampliarem a sua cobertura vacinal”, concluiu.
Agência Pará
Foto ASCOM Sespa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.