São duas novas estruturas executadas na avenida Mário Covas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano
Belém, PA - A movimentação de máquinas e operários está intensa neste início de setembro na avenida Mário Covas, em Ananindeua, onde o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) está construindo dois novos viadutos. O objetivo do Estado é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando melhor mobilidade, ao desafogar o trânsito e criar corredores alternativos para a região metropolitana de Belém.
Os viadutos ficam localizados na avenida Mário Covas, no cruzamento com a avenida Independência e no cruzamento com a avenida Três Corações, que dá acesso ao bairro Cidade Nova.
Moradora da Cidade Nova, a geógrafa, Cássia Franco, vê o trabalho acontecer. “A gente sempre espera que seja rápido, mas sabemos que o transtorno é inevitável. Eu acredito que – o viaduto - vai ser importante, porque aquele sinal de quatro tempos criado desde a extensão da Três Corações deixou o trânsito complexo, fica engarrafamento para entrar na Cidade Nova, fora todos os acidentes registrados por falta de sinalização e imprudência mesmo".
"Ali é uma das únicas saídas para a Mário Covas e BR, vai ajudar muito, facilitar a vida do entorno, temos supermercados, escolas. Esperamos que traga mais tranquilidade pra gente”, afirma a moradora Cassia Franco.
Viaduto Mário Covas x Três Corações - O governo estadual informa que a estrutura medirá 350 metros de uma rampa a outra e terá sentido único, iniciando na avenida Três Corações em direção à BR-316 pela avenida Mário Covas.
“Das seis fundações previstas para o viaduto, quatro já foram concluídas, sendo duas na Mário Covas, duas no centro do cruzamento entre as avenidas, faltando duas na avenida Três Corações. Após a conclusão desta etapa, o órgão começa a subir os pilares do viaduto e a terra armada dos muros da estrutura”, detalha o engenheiro fiscal do NGTM, Ricardo Monteiro.
Viaduto Mário Covas x Independência - Com 350 metros de extensão, o viaduto será erguido na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, que por sua vez será rebaixada para receber o fluxo de veículos por baixo da estrutura. O viaduto terá mão-dupla e possibilitará o livre trânsito na Mário Covas, sem interferência de semáforos.
A obra já concluiu 80% da drenagem prevista no projeto é importante para que não haja alagamentos no trecho. Equipes do NGTM fazem a sondagem do terreno para então iniciarem fundações nos próximos dias.
“Os viadutos da Mário Covas se juntam aos viadutos da BR-316 com a Alça Viária e com a Independência no conjunto de obras estruturantes que o governo do Pará realiza para melhorar a mobilidade na região metropolitana de Belém e também em preparação para receber a COP-30 em 2025”, ressalta a engenheira Leila Martins, diretora geral do NGTM.
Agência Pará
Foto: Thaís Rezende / Ascom NGTM
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.