Fonte
 de riquezas naturais e culturais, a Amazônia despertou fascínio em 
muitas pessoas ao longo do tempo, figurando como tema central nas 
Ciências e nas Artes desde o século XVIII. Victor Brecheret (1894-1955),
 um dos mais renomados expoentes do universo da escultura no país, foi 
um dos que buscaram referências na cultura de diferentes grupos 
originários da floresta e as incluiu em sua obra. O trabalho do artista 
pode ser apreciado na exposição "Brecheret Modernista - A Imagem 
Indígena como Símbolo de Brasilidade", que será inaugurada em 18 de 
julho, na Galeria Antônio Parreiras, no Museu do Estado do Pará (MEP), e
 segue até o dia 08 de outubro, com entrada gratuita. No mesmo dia, às 
18h, haverá visita guiada pela curadora da exposição, a professora e 
historiadora da arte, Maria Izabel Branco Ribeiro.

Com
 patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à 
Cultura, e apoio local da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) o 
projeto do Instituto Victor Brecheret reúne cerca de 30 esculturas e 20 
desenhos originais, além de obras e reproduções assinadas por outros 
artistas com interesses semelhantes. A mostra traz   um panorama da 
trajetória do artista ítalo-brasileiro com foco na formação da linguagem
 plástica de Brecheret, seus vínculos com as propostas modernistas e seu
 interesse no universo indígena. 
De
 acordo com a curadora, Maria Izabel Branco Ribeiro, ao ressaltar a 
faceta do Modernismo de Brecheret, a mostra também se propõe a 
reverberar, num espectro mais amplo, a preocupação de vários artistas 
que, no início do século XX, ansiavam por uma arte com características 
brasileiras. A integração do escultor com o grupo modernista é 
exemplificada na exposição com peças como "Ídolo" e "Sóror Dolorosa”, 
presentes na mostra da Semana de 1922, e a última, executada a partir de
 poema de Guilherme de Almeida.
A
 temática indígena já aparece na obra de Brecheret no princípio da 
década de 1920, quando, ao compor a maquete para o Monumento às 
Bandeiras, decide incluir grupos de indígenas e mestiços. Após uma 
temporada no exterior, Brecheret retorna para o Brasil em 1936. Nesse 
período, o interesse do artista pelos povos do Brasil Central e da 
Amazônia se tornou seu foco, em termos de costumes, mitos, interações 
com a natureza e padrões plásticos. "Essa linguagem que ele desenvolve 
se revela tão eficiente e expressiva que Brecheret passa a usá-la em 
outras figuras, como em um São Francisco", exemplifica Maria Izabel.
Belém
 é a segunda cidade a receber a exposição "Brecheret Modernista - A 
Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade”, que já passou por Belo 
Horizonte-MG, de 5 de abril a 25 de junho, e seguirá para o Centro 
Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís-MA, de 16 de janeiro a 27 de 
abril de 2024.
SOBRE O ARTISTA
Victor
 Brecheret (1894-1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado o 
introdutor da arte moderna na escultura brasileira. No ano de 1922, 
participou da emblemática Semana de Arte Moderna. Recebeu o Prêmio 
Nacional de Escultura na I Bienal de São Paulo, em 1951, com a obra "o 
índio e a suaçuapara". É também o autor da obra “Monumento às 
Bandeiras”, localizada no Parque do Ibirapuera (capital paulista). Em 
1955, expõe na 3ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1957, é 
homenageado postumamente com sala especial na 4ª Bienal.
 
CURADORIA
Curadora
 da exposição, a paulista Maria Izabel Branco Ribeiro é graduada em 
Educação Artística e doutora em História da Arte. Tem experiência na 
área de museus, curadoria e organização de exposições; pesquisa questões
 relacionadas a coleções, arte moderna e contemporânea, preservação de 
patrimônio cultural, arte e cultura brasileira.
SERVIÇO
Exposição "Brecheret Modernista - A Imagem Indígena como Símbolo de Brasilidade"
ONDE: Galeria Antônio Parreiras do Museu do Estado do Pará (Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha)
QUANDO: de 18/07 a 08/10/2023
HORÁRIOS: terça a domingo, das 9h às 17h/ Entrada franca
VISITA GUIADA: Com a curadora Maria Izabel Branco Ribeiro: 18 de julho, às 18h.
Fonte: Assessoria de imprensa
                              
                            
Comentários
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