Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Infraestrutura

Obras do viaduto da BR-316 com Independência estão 70% concluídas

Equipamento construído pelo NGTM promete diminuir o tempo de viagem e melhorar a mobilidade na Grande Belém

  • 742 Visualizações
  • 28/01/25 15:00
Obras do viaduto da BR-316 com Independência estão 70% concluídas

Um mês após a liberação do viaduto da BR-316 com a Alça Viária, na região metropolitana de Belém, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) avança com as obras para entregar neste semestre o viaduto vizinho, localizado na BR-316 no cruzamento com a avenida Independência. De acordo com o último levantamento, a estrutura já está 70% concluída.

O projeto do viaduto inclui uma estrutura de 740 metros de extensão, 14 de largura e 5,50 metros de altura. Ele permitirá que motoristas que transitam pela avenida Independência acessem diretamente a BR-316, no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno. Da mesma forma, condutores vindos do sentido Belém terão acesso direto à avenida Independência pelo elevado.  

A rampa de acesso ao viaduto na avenida Independência avança com 55% de execução na construção da terra armada. Já as obras da pétala do viaduto, do outro lado da rodovia, atingem 60% de conclusão. A elevação das vigas e a concretagem da laje do tabuleiro, que corresponde à pista do viaduto, já foram concluídas. Com equipes operando em três turnos, a obra mantém seu cronograma e avança diariamente.  

A construção promete qualificar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém, integrando-se ao sistema do BRT Metropolitano e reduzindo os gargalos de tráfego na região. 

Agência Pará

Foto: Ascom NGTM

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.