Dois projetos para a criação de aterro sanitário em Belém continuam no papel Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026
Infraestrutura

Obras do viaduto da BR-316 com Independência estão 70% concluídas

Equipamento construído pelo NGTM promete diminuir o tempo de viagem e melhorar a mobilidade na Grande Belém

  • 497 Visualizações
  • 28/01/2025, 15:00
Obras do viaduto da BR-316 com Independência estão 70% concluídas

Um mês após a liberação do viaduto da BR-316 com a Alça Viária, na região metropolitana de Belém, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) avança com as obras para entregar neste semestre o viaduto vizinho, localizado na BR-316 no cruzamento com a avenida Independência. De acordo com o último levantamento, a estrutura já está 70% concluída.

O projeto do viaduto inclui uma estrutura de 740 metros de extensão, 14 de largura e 5,50 metros de altura. Ele permitirá que motoristas que transitam pela avenida Independência acessem diretamente a BR-316, no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno. Da mesma forma, condutores vindos do sentido Belém terão acesso direto à avenida Independência pelo elevado.  

A rampa de acesso ao viaduto na avenida Independência avança com 55% de execução na construção da terra armada. Já as obras da pétala do viaduto, do outro lado da rodovia, atingem 60% de conclusão. A elevação das vigas e a concretagem da laje do tabuleiro, que corresponde à pista do viaduto, já foram concluídas. Com equipes operando em três turnos, a obra mantém seu cronograma e avança diariamente.  

A construção promete qualificar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém, integrando-se ao sistema do BRT Metropolitano e reduzindo os gargalos de tráfego na região. 

Agência Pará

Foto: Ascom NGTM

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.