Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Encontro

Órgãos avaliam as ações de combate à poluição sonora em Belém

O objetivo foi debater a efetividade das ações para combater o desrespeito constante na cidade

  • 813 Visualizações
  • 19/10/2023, 17:18
Órgãos avaliam as ações de combate à poluição sonora em Belém

As instituições municipais e estaduais que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), além do Ministério Público, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Guarda Municipal de Belém, para avaliar as medidas que já foram realizadas na cidade em relação ao combate à poluição sonora.

Conforme o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, que atua como secretário-executivo do GGIM, o encontro serviu para analisar as medidas já adotadas, além de traçar novas estratégias mais duras visando a efetividade de combater o desrespeito constante por partes de estabelecimentos, sons automotivos, carros de publicidade e, em especial, os conflitos de poluição sonora e perturbação de sossego entre vizinhos.

“Hoje nós apresentamos para o Ministério Público e para o colegiado o relatório do que foi feito para diminuir essa problemática, e também discutimos novas ferramentas para que as ações sejam mais efetivas.  Tivemos uma redução, em termos de comparativos com o início do ano”, explicou, Joel.  

“Parabenizo o grupo de trabalho pelo que foi feito, contudo, precisamos otimizar esse serviço de fiscalização para que tenhamos um diagnóstico de redução mais preciso", declarou o promotor de justiça, Domingos Sávio.

Participaram representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Centro Integrado de Operações  (CIOp), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Policiamento Ambiental- BPA, Divisão Especializada de meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Organização Pública, Conselho Municipal de Entorpecente (Comen) e Guarda Municipal.  

 Estatística - Durante a reunião, a Inspetora Joanna Melo apresentou os dados alcançados após as ações educativas e de fiscalização no bairro da Pedreira, local apontado como o maior índice de denúncias relacionadas à poluição sonora e perturbação de sossego.

 Segundo os dados fornecidos pelo CIOp, entre os meses de janeiro a abril, o bairro da Pedreira, teve 1.709 registros de ocorrência. Após as ações, que se iniciaram no dia 27 abril, as denúncias dessa natureza, entre os meses de maio a setembro, diminuíram para 1.330, uma redução de 22,17%.

Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.