Secretário extraordinário do evento reconheceu problemas na infraestrutura de Belém e disse que é necessário “baixar as expectativas”.
Belém, PA - O Brasil antecipou a reunião de líderes da COP30, a conferência climática da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), como medida para tentar impedir a sobrecarga da rede hoteleira de Belém, no Pará, cidade que irá sediar o evento. O encontro que envolverá chefes de Estado e de governo será realizado dias antes do encontro da cúpula, de 5 a 8 de novembro. A conferência em si será realizada de 10 a 21 do mesmo mês.
Valter Correia da Silva, secretário extraordinário da COP30, disse nesta quarta-feira, 19, que é necessário “baixar as expectativas” quanto à conferência e admitiu problemas com a rede hoteleira de Belém. “As delegações precisam baixar as expectativas porque Belém ou qualquer outra cidade aqui não é uma Dubai. Estamos tentando sensibilizar a rede hoteleira, fazendo vários diálogos e conversas”, disse, citado pelo O Globo.
O secretário negou, porém, que haverá uma redução no número de participantes em relação às conferências anteriores, realizadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e em Baku, no Azerbaijão.
“A preocupação é generalizada, isso está constantemente divulgado na mídia como um todo. Não é segredo para ninguém. Não há segredo sobre os valores abusivos nas diárias. Quanto à diminuição de delegações, eu não acredito nisso, até porque pretendemos dar um tratamento [ao tema]. Não sei se chegaremos em um nível que todos gostariam, mas mesmo em Baku, Dubai, tivemos um nível elevado nos valores das diárias. Não é algo que eles estejam acostumados. O que pode acontecer é diminuir o número de delegados, que venham as pessoas que realmente vão negociar”, afirmou.
A respeito da necessidade de expansão da rede hoteleira de Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em 13 de fevereiro que “é muito fácil estar em Nova York e falar da Amazônia”. O chefe do Executivo declarou: “A COP é um evento da ONU. E a ONU escolheu o Brasil, que escolheu o Pará, que escolheu Belém. Ah, mas em Belém não tem hotel. É bom que não tenha. É bom que eles [convidados do evento] tomam picada de carapanã”. Carapanã é o nome regional que se dá para os mosquitos no Norte do Brasil.
Foto: Agência Pará
(Com o Poder 360)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.