Eles contam com a solidariedade para participar da audição que será realizada em Santa Catarina
Vitor Hugo Carneiro Neto, 15, e Juliana dos Santos, 9, foram pré-selecionados para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A primeira prova, do Victor, já será realizada na próxima segunda, 26, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde fica a filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Esta é a terceira vez que o jovem tenta entrar para a escola de balé, considerada umas das 10 melhores do mundo. Porém, devido aos valores elevados para a viagem, a família conta com apoio da população e de patrocinadores para que Victor realize o seu sonho.
Além de Victor, a pequena Juliana também está entre as pré-selecionadas do Brasil para o Bolshoi nacional. É a primeira vez que ela participa, uma vez que a idade mínima para entrar na escola é 9 anos. A data da audição de Juliana é 05 de outubro, e ela também precisa de apoio para os custos da viagem.
Segundo Lucinha Azeredo, professora de dança de Victor e Juliana, a Bolshoi no Brasil é uma escola de referência internacional. Os alunos têm a oportunidade de ganhar uma bolsa integral e todos os materiais necessários, além da alimentação no horário de estudo, que é no contraturno da escola regular. “Depois de formados, eles vão poder ter oportunidades dentro e fora do país, por causa do currículo, pois o diploma que recebem na escola é reconhecido internacionalmente. Isso, para um bailarino como o Victor, é uma oportunidade de mudar de vida”, explica Lucinha.
A professora esclarece que qualquer pessoa pode doar, seja qual for o valor, ou mesmo milhas para as passagens aéreas. “A passagens estão muito caras, e ainda têm os custos de alimentação e estadia, pois o Victor, por exemplo, vai precisar ficar uma semana em Joinville. Estamos correndo contra o tempo”, comenta Lucinha.
Sobre o Victor
Natural de Belém e morador do Jurunas, periferia de Belém, Victor vive com o pai que, apesar das dificuldades financeiras e da deficiência visual, é o maior incentivador da carreira do filho. Ele iniciou aos 9 anos de idade no projeto social “Lucia Esperança”, uma instituição não-governamental fundada pela avó de Lucinha Azeredo e que dá formação gratuita em dança para crianças que não têm condições de pagar uma escola privada. Foi Lucinha que, percebendo o talento de Victor, levou ele para sua escola de dança como bolsista. Ele já tem premiações em festivais de dança de Belém e fez audições anteriormente para o Bolshoi com 10 e 12 anos. Na seleção deste ano, ele ficará uma semana realizando as aulas e atividades da escola para verificarem seu nível técnico, habilidades e socialização no ambiente escolar.
Assista a apresentação de Victor gravado para a seleção: https://www.youtube.com/watch?v=YSi0t8ctHQU
Sobre Juliana
No balé desde os 7 anos de idade, mora em Ananindeua e vive com a mãe, que também faz dança. Ela já participou de competições e já possui premiações na área, mas é a primeira vez que viverá a experiência do Bolshoi. Enquanto estiver em Joinville, serão avaliadas suas habilidades físicas, motoras e cognitivas, para saber se ela tem potencial para ser uma boa bailarina, já que ela só tem 9 anos.
Assista a apresentação da Juliana gravado para a seleção:
https://www.youtube.com/watch?v=Mp0GDnkAmkk
Fonte: Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.