Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta. Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Parque Estadual do Utinga prorroga inscrições para Programa de Voluntariado

Interessados devem preencher documentos disponíveis no site do órgão e enviar para o e-mail grb.gmuc@gmail.com até o dia 08 de agosto

  • 187 Visualizações
  • 01/08/2025, 17:30
Parque Estadual do Utinga prorroga inscrições para Programa de Voluntariado

Belém, PA - As inscrições para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs) foram prorrogadas. A iniciativa tem como foco o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. Os interessados devem preencher os documentos disponíveis no site do órgão e enviar para o e-mail grb.gmuc@gmail.com até o dia 08 de agosto.


O programa tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar o uso público responsável da UC, por meio da participação voluntária de estudantes e profissionais das áreas de Pedagogia, Biologia, Turismo, Ciências Naturais e afins. Os voluntários selecionados atuarão diretamente no atendimento a visitantes do Parque, com destaque para atividades educativas voltadas a alunos da rede pública de ensino.


Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, com atuação prevista entre os dias 18 de agosto de 2025 e 18 de agosto de 2026. A jornada será adaptada conforme a disponibilidade dos participantes, com possibilidade de atuação nos turnos da manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira. Além de treinamento específico, os voluntários receberão certificado de participação emitido pelo Ideflor-Bio ao final do período de atividades.


Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão conhecimentos básicos sobre ecossistemas, biodiversidade, sustentabilidade, impactos e legislação ambiental. Esses saberes poderão ser comprovados por meio de cursos, experiências anteriores, formação acadêmica ou participação em projetos na área. O processo seletivo será feito por meio de análise curricular, com pontuação máxima de 70 pontos.


Aprendizagem


De acordo com Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, o voluntariado oferece uma oportunidade única de aprendizagem e envolvimento com a realidade ambiental da cidade. “Trata-se de uma experiência formativa, que aproxima o cidadão das Unidades de Conservação e fortalece o sentimento de pertencimento em relação ao Parque do Utinga. Esperamos receber pessoas comprometidas e dispostas a atuar como multiplicadoras do conhecimento ambiental”, afirmou.


A lista de classificados será divulgada no site do Instituto no dia 11 de agosto. Os candidatos devem preencher um formulário e anexar documentos como declaração de vínculo estudantil, certificados ou diplomas, além de RG, CPF e os termos obrigatórios previstos no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Gerência da Região de Belém: grb.dgmuc@gmail.com.


Localizado no coração da capital paraense, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma das principais UCs urbanas do Brasil, com relevante função ecológica na regulação climática e no abastecimento hídrico da região metropolitana de Belém. Com a implementação do Programa de Voluntariado, o Ideflor-Bio reforça seu compromisso com a valorização da sociedade civil como agente de transformação ambiental.


Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.