Médico, crítico, cinéfilo, cineclubista, escritor, pesquisador e cineasta, ele faleceu no dia 6 deste mês de janeiro, e terá homenagem (in memoriam) no próximo dia 29
A Casa das Artes, em parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), realiza a primeira Roda de Cinema de 2025 em homenagem a Pedro Veriano. Crítico de cinema, escritor, cineasta e cineclubista, Veriano faleceu recentemente, no dia 6 de janeiro, deste ano, deixando uma marca indelével na história do cinema paraense. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 29, a partir das 18h30, na Casa das Artes, com entrada gratuita.
A programação vai apresentar aspectos da trajetória cinéfila de Pedro Veriano, destacando sua contribuição para a formação de uma cinefilia comprometida com o cinema. “Pedro Veriano educou e refinou gerações no olhar sobre o cinema”, afirmou Laís Bentes, técnica em gestão cultural da Fundação Cultural do Pará (FCP).
“Na FCP, além de ter sido o primeiro programador do Cine Líbero Luxardo, tivemos o Cineclube Pedro Veriano por muitos anos, na Casa da Linguagem. A APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que ele dirigiu entre 1967 e 1986, sempre será parceira da FCP”, completou Laís.
Marco Antônio Moreira, coordenador do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), observou a importância de Veriano para o cinema regional. “O Dr. Pedro Veriano é uma das personalidades mais importantes da história do cinema do Pará. Cinéfilo, cineclubista, escritor, pesquisador e cineasta, deixou um legado maravilhoso", disse.
Marco Antônio, que também é crítico de cinema, acrescentou: "Sua obra é eterna e merece ser uma referência constante para quem gosta, estuda ou pesquisa sobre cinema”. Moreira destacou ainda que o evento busca manter vivo o legado de Veriano:
“Infelizmente, tivemos essa perda recente, mas ele não será esquecido. Várias homenagens estão sendo preparadas, e esta é uma oportunidade de compartilhar com o público as muitas contribuições que ele deixou para a cultura cinematográfica”, frisou Marco Antônio Moreira.
Pedro Veriano foi o primeiro programador do Cine Líbero Luxardo, espaço da Fundação Cultural do Pará que fez e faz história com uma sala de cinema única na capital, e contribuiu para a consolidação de uma cultura cinematográfica local, organizando cineclubes e promovendo discussões sobre cinema. Sua atuação como crítico foi marcante, influenciando gerações de cinéfilos e pesquisadores.
A Fundação Cultural do Pará reafirma seu compromisso com a difusão e promoção da cultura paraense, especialmente no campo audiovisual. A instituição segue apoiando iniciativas que valorizem figuras como Pedro Veriano, fundamentais para a preservação e fortalecimento da identidade cultural do estado.
Serviço
Roda de Cinema em Homenagem a Pedro Veriano, com entrada franca
Quando: Quarta-feira, 29, a partir 18h30
Onde: Casa das Artes, R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236.
Agência Pará
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.