Paulo Gonet afirmou que MP Eleitoral será parceiro da Corte na missão de combater abusos e assegurar a livre escolha do eleitor
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou a postura firme e eficiente da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, que tomou posse nesta segunda-feira (3). A ministra vai comandar a Corte Eleitoral pelos próximos dois anos, tendo a missão de conduzir as eleições municipais de outubro ao lado do ministro Nunes Marques, que tomou posse como vice-presidente. Durante a cerimônia, Gonet reforçou o compromisso do Ministério Público em trabalhar em parceria com o TSE, para combater abusos e assegurar a escolha livre dos eleitores.
O PGR, que também atua como procurador-geral Eleitoral, lembrou que a atuação da ministra sempre esteve pautada nos valores da moralidade, da igualdade, da integração social, da eficiência e de defesa da democracia. Segundo ele, são essas características que vão marcar a condução das eleições deste ano, com a garantia de um processo plural, transparente e imparcial, em que “a vontade do eleitor não será corrompida por qualquer que seja o meio".“Na sua volta à presidência da Corte, estamos todos seguros de que a causa do bem continuará a ter o refletido e enérgico empenho de que a democracia necessita para triunfar”, afirmou.
Cármen Lúcia é a primeira mulher a ocupar por duas vezes a presidência do TSE, visto que ela também conduziu a Corte no biênio 2012-2013. Gonet fez questão de citar marcos de sua primeira gestão à frente da Corte, como a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições municipais, a implantação do processo judicial eletrônico e a garantia de acesso mais amplo das pessoas com deficiência aos serviços da Justiça Eleitoral.
O PGR também destacou a atuação da ministra no combate à discriminação e na busca por maior participação de mulheres na política. Ele lembrou o posicionamento rigoroso de Cármen Lúcia no combate às fraudes a cotas femininas no processo eleitoral. Nos últimos anos, o TSE consolidou jurisprudência no sentido de cassar toda a chapa beneficiada pelo uso irregular de candidaturas fictícias de mulheres, seguindo tese defendida pelo MP Eleitoral.
Em seu discurso, Gonet também fez questão de ressaltar que a nova presidente contará com a atuação firme e sólida do ministro Nunes Marques durante a gestão. “A sua postura propícia à conciliação, a incansável disposição para o diálogo, a sua visão clara e equilibrada e o seu compromisso com a justiça e a democracia, além da sua deferência às competências dos poderes políticos, certamente contribuirão para o fortalecimento das instituições democráticas do Brasil neste período", pontuou o PGR. Ele também manifestou o reconhecimento de todo o Ministério Público ao legado deixado pelo antecessor, ministro Alexandre de Moraes, na presidência da Corte.
Após tomar posse, a ministra Cármen Lúcia se comprometeu a agir de maneira rigorosa no combate ao “algoritmo do ódio e à violência que contaminam as escolhas” nas eleições. Ela criticou duramente o uso de mentiras digitais fabricadas para interferir na liberdade de escolha dos eleitores e disse que vai investir em ações preventivas. “Eleições democráticas, com tranquilidade, segurança e integridade ocorrerão neste ano”, garantiu. Segundo a nova presidente, a mentira será combatida e os ilícitos, quando comprovados, serão punidos.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, além de membros do Ministério Público, ministros de tribunais superiores e governadores, entre outras autoridades.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.