Comissão do Senado aprova projeto que obriga sites a bloquear pornografia infantil Pará volta a figurar na última posição em ranking nacional de progresso social Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Carimbó

Pinduca tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Pinduca começou sua trajetória musical na década de 1960

  • 728 Visualizações
  • 26/03/2025, 09:00
Pinduca tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) oficializou, nesta terça-feira (25), o reconhecimento das obras do cantor e compositor Pinduca como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. A iniciativa foi proposta pelo deputado Wescley Tomaz (Avante).

 

Natural de Igarapé-Miri, onde nasceu em 4 de junho de 1937, Pinduca é um dos principais responsáveis por levar o Carimbó para além das fronteiras do Pará, conquistando admiradores de diferentes gerações. Seu legado inclui sucessos marcantes, como a icônica "Marcha do Vestibular", que se tornou tradição em comemorações de aprovação no ensino superior.

 

Considerado o "Rei do Carimbó", Pinduca começou sua trajetória musical na década de 1960 e revolucionou o gênero ao introduzir instrumentos elétricos e bateria, definindo a sonoridade moderna do ritmo. Em 2017, seu trabalho foi reconhecido internacionalmente com a indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Raízes Brasileiras, pelo disco No Embalo do Pinduca.

 

O deputado Wescley Tomaz comemorou a aprovação do projeto de lei, ressaltando a importância do artista para a cultura do estado.

 

"Pinduca é um verdadeiro símbolo do Pará. Seu legado musical é motivo de orgulho para todos os paraenses", afirmou.

 

Fonte: Alepa

Foto: Reprodução/ Instagram


Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.