Sistema de pagamentos instantâneos vai permitir parcelar compras, facilitar crédito para empresas e combater golpes com mudanças nos comprovantes
Brasília, DF - O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), vai ganhar novas funcionalidades nos próximos meses. As novidades foram apresentadas durante o Fórum Pix, no dia 27 de março, e reforçadas ontem pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante a cerimônia de comemoração aos 60 anos da instituição.
Segundo Galípolo, o BC quer entregar inovações com foco no aprimoramento do pagamento por aproximação, crédito e segurança. Confira o que vem por aí:
Pix parcelado - previsão de lançamento para setembro de 2025
De acordo com o BC, a população e lojistas poderão parcelar pagamentos via Pix, com crédito fornecido por instituições financeiras. O recebedor recebe o valor total na hora, e quem paga poderá dividir em parcelas. A função será válida também para transferências entre pessoas físicas.
Pix em garantia - previsto para 2026
Empresas vão poder usar os valores a receber via Pix como garantia para empréstimos. O BC espera que a medida facilite o acesso ao crédito, especialmente para pequenos negócios. A solução é voltada para estabelecimentos comerciais e empresas — não trazendo nenhuma mudança na forma como as pessoas físicas utilizam o Pix.
Vítimas de golpes com Pix poderão pedir reembolso direto pelo app - previsão outubro de 2025
O Mecanismo Especial de Devoluções (MED) vai permitir que transações realizadas por fraudes e golpes possam ser contestadas diretamente nos aplicativos dos bancos, de forma digital e sem necessidade de atendimento humano. Será possível acompanhar o status da solicitação.
Os bancos devem disponibilizar a funcionalidade a partir de 1º de outubro de 2025. O BC informa que a medida não irá se aplicar a erros de digitação ou desacordos comerciais.
Comprovantes mais claros - medida já em vigor
Desde o dia 1º de abril, os comprovantes do Pix passaram a ter identificação visual obrigatória, ajudando a diferenciar pagamentos concluídos de agendamentos. A mudança tem como objetivo combater golpes com falsos comprovantes, que vinham enganando principalmente vendedores e pequenos comerciantes.
Agora, funciona assim:
Segundo o BC, a atualização foi criada para tornar mais fácil e rápido identificar se um Pix foi realmente concluído - especialmente em situações em que o recebedor precisa conferir o comprovante na correria, como em vendas presenciais.
Foto: Reprodução/Internet
(Com O Globo)
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.