Carroças têm 30 dias para sair de cena em Belém antes que o palco da COP se abra Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026
Capacitação

PMPA inicia treinamento para os militares que vão atuar no trânsito de Belém

Um total de 176 policiais militares participa da atividade, que possui carga horária de 40 horas/aula e ocorrerá até o dia 6 de fevereiro

  • 491 Visualizações
  • 07/01/2025, 17:30
PMPA inicia treinamento para os militares que vão atuar no trânsito de Belém

Visando atualizar os conhecimentos dos profissionais que irão atuar na fiscalização e gestão do trânsito, por ocasião do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Belém e Polícia Militar, promovendo a adaptação às novas normas, técnicas e legislações relacionadas ao trânsito e à segurança pública, a corporação iniciou ontem (6) a Capacitação em Atualização de Agente de Trânsito.

A capacitação está sendo realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e coordenada pelo Departamento Geral de Educação e Cultura da PMPA (DGEC), no bairro do Souza, em Belém, e possui carga horária de 40 horas/aula, e ocorrerá entre os dias 6 de janeiro a 6 de fevereiro, onde 176 policiais militares lotados no Quartel do Comando-Geral, Comando de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Especializado (CPE), Ambiental (CPA) e da Região Metropolitana (CPRM) estarão tecnicamente capacitados com conhecimentos e habilidades para fiscalizar o trânsito, controlar o fluxo de veículos e segurança viária, utilizando as ferramentas mais modernas e eficientes disponíveis, promovendo a integração das atividades de fiscalização de trânsito com as funções policiais militares, visando à prevenção e à repressão de crimes no trânsito e à manutenção da ordem pública. 

A medida visa atender ao anúncio realizado no último dia 1° pelo governador Helder Barbalho de que a Polícia Militar passaria a atuar na fiscalização de trânsito em Belém. Esta e outras ações do Governo do Estado visam ampliar a integração das estratégias de segurança pública nas esferas federais, estaduais e municipais e que serão desenvolvidas na capital paraense antes, durante e após a realização da COP 30.

“Mais uma vez, estamos prontos para fazer história pois desde 1997 a Polícia Militar não realizava fiscalização de trânsito e agora reconquista espaço e aumenta sua responsabilidade que não se restringe ao policiamento ostensivo e preventivo, mas vai ser ampliado à fiscalização e ordenamento do trânsito de Belém, a cidade da COP 30”, frisou o secretário da Segurança Pública, Ualame Machado.

O convênio entre a Prefeitura e a PM tem prazo de 48 meses, mas pode ser prorrogado e busca implementar estratégias de educação, controle e fiscalização do trânsito, além de reforçar a ética, o respeito à autoridade, o bom relacionamento com a proximidade com comunidade, estimulando a responsabilidade e a imparcialidade no exercício das funções.

“Inicialmente, o caráter vai ser mais educativo. Até porque, o objetivo não é a produção gratuita de autos de infração para toda ocorrência. A não ser em casos recorrentes ou mais graves. Mas, o objetivo primeiro é educativo, é orientar o cidadão, pois, há quase 30 anos os belenenses estavam acostumados a uma fiscalização de trânsito exclusiva da Semob, então, pode ser que estranhem esse tipo de fiscalização pela PM, mas, em pouco tempo vão ver o ordenamento no trânsito de Belém”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

Agência Pará

Foto: Ascom PMPA

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.