Polícia Federal expõe o método nacional e acende alerta na bancada do Pará Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Defeso

Polícia Civil e ICMBio apreendem 140 kg de caranguejo-uçá durante Operação

Ação ocorreu durante o período de defeso para combater a captura ilegal do crustáceo e garantir a preservação ambiental nos municípios do Pará.

  • 691 Visualizações
  • 03/02/25 00:35
Polícia Civil e ICMBio apreendem 140 kg de caranguejo-uçá durante Operação

Belém, PA - A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu 140 kg de caranguejo-uçá no município de Maracanã.


A operação ocorreu na rodovia PA-127, com o objetivo de coibir a captura ilegal do crustáceo durante o período do defeso.


A ação faz parte da Operação Andada 3, uma iniciativa que abrange os municípios de Curuçá, Magalhães Barata, Santarém Novo e Maracanã, visando proteger o caranguejo-uçá para garantir sua reprodução. Todo o material apreendido foi devolvido aos manguezais, áreas essenciais para a preservação da espécie.


“O defeso é uma medida fundamental para evitar a sobrepesca e garantir a manutenção do equilíbrio ecológico na região. Reforçamos a importância da conscientização da população e dos pescadores sobre a necessidade de respeitar as regulamentações ambientais”, destaca o titular da DEMAPA, Dilermano Tavares.


A Operação Andada 3 continuará até o término do período de defeso, com a intensificação da fiscalização nas áreas de manguezal e nas rodovias, a fim de evitar o transporte e a comercialização ilegais do caranguejo-uçá.


Foto: Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.