Ação ocorreu durante o período de defeso para combater a captura ilegal do crustáceo e garantir a preservação ambiental nos municípios do Pará.
Belém, PA - A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu 140 kg de caranguejo-uçá no município de Maracanã.
A operação ocorreu na rodovia PA-127, com o objetivo de coibir a captura ilegal do crustáceo durante o período do defeso.
A ação faz parte da Operação Andada 3, uma iniciativa que abrange os municípios de Curuçá, Magalhães Barata, Santarém Novo e Maracanã, visando proteger o caranguejo-uçá para garantir sua reprodução. Todo o material apreendido foi devolvido aos manguezais, áreas essenciais para a preservação da espécie.
“O defeso é uma medida fundamental para evitar a sobrepesca e garantir a manutenção do equilíbrio ecológico na região. Reforçamos a importância da conscientização da população e dos pescadores sobre a necessidade de respeitar as regulamentações ambientais”, destaca o titular da DEMAPA, Dilermano Tavares.
A Operação Andada 3 continuará até o término do período de defeso, com a intensificação da fiscalização nas áreas de manguezal e nas rodovias, a fim de evitar o transporte e a comercialização ilegais do caranguejo-uçá.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.