Documento servirá como base para as ações da Polícia Judiciária focadas na repressão e prevenção dos crimes cometidos por facções criminosas nos próximos dois anos
A Polícia Civil do Pará lançou, nesta terça-feira (3), a Política de Enfrentamento às Facções Criminosas (PEFC), que servirá como base para as ações da Polícia Judiciária focadas na repressão e prevenção dos crimes cometidos por facções criminosas nos próximos dois anos. O evento de lançamento ocorreu no auditório Ione Coelho, na sede da Delegacia Geral, em Belém.
O evento reuniu membros da Segurança Pública, como o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Luciano Oliveira, além de gestores da Polícia Civil da Região Metropolitana e do interior do Estado.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo delegado-geral, Walter Resende, que ressaltou a importância da PEFC no combate aos crimes relacionados. "Estamos apresentando nossa política de enfrentamento às facções criminosas, que, a partir de hoje, será implementada em nossa instituição. Com essas ações, estamos fortalecendo nosso núcleo de inteligência e nossa diretoria de crimes cibernéticos, para que possamos enfrentar de forma mais eficaz os delitos, extorsões e ameaças que têm ocorrido em nosso Estado", destacou o titular.
A Política de Enfrentamento às Facções Criminosas será discutida e difundida entre os membros das diretorias da PCPA até a próxima quinta-feira (5). Nesse período, ocorrerá a 2ª Reunião de Análise de Estratégia da Polícia Civil do Pará, focada em monitorar o cumprimento das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Instituição.
Programa de Enfrentamento às Facções Criminosas (PROEFC) - Com base nos objetivos da PEFC, foi criado o Programa de Enfrentamento às Facções Criminosas (PROEFC), que prevê a execução de 12 ações táticas ao longo de dois anos. Essas ações estão organizadas em quatro eixos principais: Inteligência, Capacitação, Operacional e Informação. Cada ação terá uma diretoria responsável, além de indicadores e metas para avaliar o progresso do Programa.
Comitê de Gerenciamento Tático do PROEFC - A Polícia Civil também está lançando o Comitê de Gerenciamento Tático do Programa de Enfrentamento às Facções Criminosas, que será responsável por supervisionar e garantir a implementação das diretrizes estabelecidas pela PEFC. O Comitê atuará em todo o Estado, coordenando, monitorando e avaliando a execução dessas ações táticas nas unidades policiais. Para garantir o sucesso das ações, os envolvidos serão constantemente treinados e motivados a atingir os objetivos da PEFC.
Outra função do Comitê será manter a interlocução com o Poder Judiciário, Ministério Público e a Força Integrada de Combate às Facções Criminosas, buscando integrar e otimizar as investigações policiais relacionadas às facções.
“A intenção é traçar diretrizes e princípios, padronizando a atuação da Polícia Judiciária, especialmente o trabalho já realizado por nossa delegacia especializada. Tudo isso será replicado nas demais unidades com o objetivo de atingir as metas traçadas. Todas as ações terão metas e indicadores, e os resultados serão discutidos mensalmente no âmbito do Comitê de Gerenciamento Tático do Programa de Enfrentamento, permitindo ajustes e a disseminação de conhecimentos sobre ocorrências envolvendo facções criminosas no Estado do Pará", explicou a delegada-geral adjunta, Juliana Cavalcante.
Entre os membros permanentes do Comitê de Gerenciamento Tático estão o delegado-geral adjunto, o assessor de Planejamento Estratégico, o diretor de Polícia Especializada, o diretor de Polícia Metropolitana e o Núcleo de Inteligência Policial. Eles participarão de reuniões de monitoramento e avaliação, nas quais os resultados serão analisados e, se necessário, ajustes serão feitos para garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.