Visto eletrônico vai facilitar a entrada de estrangeiros no Brasil durante COP Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque
Crime

Polícia Federal investiga suspeita de fraude de funcionário da Caixa em Abaetetuba

Alvo teria usado função para desviar dinheiro de benefícios do Governo Federal

  • 507 Visualizações
  • 07/02/2025, 21:40
Polícia Federal investiga suspeita de fraude de funcionário da Caixa em Abaetetuba

Belém, PA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 6, a Operação Chave Mestra, com o objetivo de apurar fraudes financeiras e previdenciárias em contas bancárias na Caixa Econômica Federal.


Foi cumprido mandado de busca e apreensão contra um funcionário da Caixa, no município de Abaetetuba, suspeito de realizar alterações indevidas em senhas bancárias, vinculação irregular de cartões magnéticos e facilitação de saques fraudulentos. O investigado foi afastado de sua função pública como medida cautelar para garantir a lisura das investigações. Um celular foi apreendido. 


A ação decorre de investigações iniciadas a partir de uma notícia-crime encaminhada pela própria instituição bancária, que identificou movimentações irregulares vinculadas a benefícios sociais e ao uso indevido de credenciais internas.


A Polícia Federal identificou indícios de desvio de valores, incluindo do seguro-defeso, benefício previdenciário destinado a trabalhadores da pesca artesanal.


Os fatos investigados podem configurar crimes como estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado da administração pública, associação criminosa e corrupção passiva.


A Polícia Federal segue com as investigações para identificar eventuais outros envolvidos e dimensionar o impacto das fraudes no sistema financeiro e previdenciário.


Foto: Dvulgação/PF

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.