Ao todo, 600 equipamentos estão disponíveis para locação, 10% deles reservados para uso gratuito
Belém, PA - Belém é a primeira capital do Norte a ter patinetes elétricos. Eles já circulam pela cidade desde o último domingo, 3, sendo mais uma alternativa de transporte sustentável e acessível para a população.
Ao todo, os 600 novos patinetes elétricos estão disponíveis para locação, sendo 10% (60 unidades) reservados para uso gratuito da Prefeitura de Belém, destinados aos agentes de mobilidade urbana e ordem pública.
Os pontos de locação estão sendo instalados gradualmente por toda Belém, com conclusão de instalação prevista até o final do mês de agosto.
Os patinetes estrearam oficialmente na primeira edição do “Domingueira”, realizado na avenida Pedro Miranda, e que reuniu mais de 20 mil pessoas. A disponibilidade dos veículos no evento marcou o início de uma nova fase da mobilidade urbana em Belém.
O projeto-piloto dos patinetes elétricos na cidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desoneração e Parcerias, e a empresa JET Brasil.
O projeto experimental tem duração inicial de 180 dias (seis meses), período em que será possível avaliar a adaptação do serviço às particularidades do trânsito da cidade.
Tem dúvidas sobre o uso dos patinetes elétricos em Belém? A Prefeitura te explica:
Como ter acesso aos patinetes elétricos?
Para utilizar os patinetes, é importante que o usuário baixe o aplicativo JET, disponível para aparelhos Android e iOS; faça um cadastro; localize os pontos de retirada mais próximo; confira e aceite as regras de uso e as formas de pagamento, conforme solicitado.
Como escolher o patinete ideal para locação?
Os patinetes são movidos à bateria. O ideal é escolher um patinete que esteja com a bateria acima de 20%. No painel do transporte é possível observar quanto de bateria o veículo tem no momento.
Nunca andei de patinete, vou conseguir utilizá-lo?
Sim. Sempre nos pontos de patinetes haverá um instrutor para orientar as pessoas e ajudar a como utilizá-los.
E se acabar a bateria no momento em que estou utilizando o patinete, antes de chegar no próximo ponto de entrega?
A orientação é não levar o patinete por meio de outro veículo até o próximo ponto de estacionamento. E, sim, estacionar em um local na calçada que não atrapalhe a via pública, que a equipe técnica da JET irá recolher.
Pode deixar o patinete dentro do Parque da Cidade após utilizá-lo?
Não. A orientação é não deixar o patinete dentro do Parque da Cidade, tendo em vista que o espaço tem horários de funcionamento e isso pode inviabilizar as equipes técnicas da JET de fazer a retirada do veículo de dentro do local.
Precisa avisar, por meio do aplicativo, que deixei o patinete fora da próxima estação?
Não precisa. Cada patinete tem um localizador. A equipe técnica responsável monitora o deslocamento de todos os patinetes elétricos no momento em que eles não estão mais no estacionamento (os pontos de parada). Terminou o uso, basta deixar o patinete acomodado em um local da via de forma segura que ele será recolhido.
Foto: Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.