Evento faz parte do programa coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor e tem como objetivo prevenir o superendividamento
Começou nesta segunda-feira, 16, em Belém, a 2ª edição do Renegocia, mutirão de negociação de dÃvidas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon Pará). O evento faz parte do programa nacional coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os Procons estaduais e municipais. O objetivo é ajudar os consumidores na prevenção e tratamento do superendividamento.
Segundo Gareza Moraes, diretora do Procon Pará, foram convidados fornecedores de energia elétrica e água, companhias telefônicas e bancos para a ação, com oferta de atendimento direcionado aos consumidores que estejam em risco de superendividamento, quando a dÃvida compromete o valor mÃnimo para sobrevivência.
"A campanha visa ajudar o público a aproveitar esse momento, de receber o 13º salário, para poderem começar o próximo ano com a dÃvida negociada em melhores condições. Só estão excluÃdas dessa renegociação dÃvidas como pensão alimentÃcia, crédito rural, imobiliário ou ligados a tributos", explica Gareza.
A pensionista Cleonice Pinto foi uma das consumidoras que aproveitou a iniciativa. "Uma prima indicou vir aqui para tentar resolver uma dÃvida de banco. Fui bem atendida e espero que tudo corra bem para que eu possa aproveitar o fim de ano mais aliviada com a famÃlia", afirma.
A expectativa é compartilhada com a professora aposentada Sandra Oliveira. "É um serviço importante não só pela possibilidade de negociação, mas também pela prevenção para que se evite chegar até esse ponto, já que o superendividamento deixa aflita e até depressiva. Por isso, o atendimento no Procon me deixa esperançosa".
SERVIÇO – O mutirão Renegocia segue até o dia 20, de 8h às 14h, na sede do Procon Pará (Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, Umarizal, Belém), com a distribuição de 50 senhas para atendimentos por dia.
Para participar, os consumidores devem levar documentos pessoais com foto, comprovante de residência e documentação que ateste a dÃvida, como contratos, últimas faturas, protocolos de atendimento, entre outros.
Agência Pará
Foto: Bruno Cruz/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
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