A atividade integra uma parceria entre o Centro Cultural e a Fundação Cultural do Pará (FCP)
Belém, PA - Música, poesia e emoção marcaram a manhã deste sábado (20) no Centro Cultural Banco da Amazônia, com a apresentação do grupo Crias do Curro Velho, formado por crianças, adolescentes e adultos, em sua maioria moradores da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo. A atividade integra uma parceria entre o Centro Cultural e a Fundação Cultural do Pará (FCP), responsável pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos no Curro Velho.
Para os integrantes, a apresentação representou mais do que um espetáculo artístico. “Estou muito feliz em poder me apresentar aqui nesse espaço do Banco da Amazônia, que é grande e muito bonito”, afirmou a percussionista Alícia de Fátima, de 13 anos, que participou pela segunda vez de uma apresentação do grupo, que já passou também pelo Teatro Waldemar Henrique.
A jovem Alice Sofia, de 12 anos, também tocadora de tambor, destacou sua trajetória no Curro Velho desde a infância. “Já fiz dança, fui passista e destaque. Hoje estou muito feliz por representar o Curro Velho nesse espaço tão bonito”, disse.
A apresentação integra a programação de final de ano do Centro Cultural Banco da Amazônia, que segue neste domingo (21), das 10h às 12h, com o Coral Vozes da Amazônia, e reapresentação do grupo Crias do Curro Velho.
Ao saudar o público, o gerente do Centro Cultural, Leandro Valente, agradeceu à Fundação Cultural do Pará e aos integrantes do Curro Velho pela parceria. “Gostaria de reafirmar o compromisso do Banco da Amazônia com a cultura e com a Amazônia Legal. Este é um espaço democrático, de portas abertas para a população”, destacou.
A diretora do Núcleo de Oficinas do Curro Velho, Celeste Iglesias, ressaltou a importância de iniciativas como essa para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo grupo. “É uma oportunidade para os meninos mostrarem seu talento, firmarem novas parcerias e ampliarem horizontes. É uma sementinha que estamos plantando”, afirmou.
Familiares também acompanharam a apresentação e destacaram o impacto das atividades na formação dos participantes. Vanda Lopes, mãe de Lucas Farias, de 18 anos, integrante da bateria show do Curro Velho desde os 5 anos, enfatizou o caráter educativo da experiência. “É aprendizado, conhecimento e novas vivências. Espaços como esse ampliam o universo dos meninos”, disse.
Entre o público, Raimunda Comesanha, que assistiu ao grupo pela primeira vez, avaliou a iniciativa como fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Quem sabe, no futuro, não teremos grandes músicos saídos do Crias do Curro Velho”, comentou.
A apresentação também despertou emoção em Amélio Araújo, de 47 anos, bombeiro do Banco da Amazônia, que integrou o Curro Velho na infância. “Fico emocionado de ver esses meninos se apresentando aqui”, afirmou.
Outro momento marcante foi a participação de Roberto Silva Santos, violoncelista formado pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA). Autista, ele ingressou no grupo há cerca de cinco anos, aos 35, após a mãe, Odineia dos Santos, descobrir que o projeto também acolhia adultos. “Foi bom demais. Pura emoção. Sou só gratidão”, declarou.
O espetáculo foi regido pelo maestro José Maria Bezerra, que atua em projetos do Curro Velho desde a década de 1990. “Somos muito gratos pela oportunidade e pelo espaço”, destacou.
Ao final, Leandro Valente reforçou o convite para a programação deste domingo e para a visita às exposições e instalações em cartaz no Centro Cultural: Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak, Habitar a Floresta, Clima, o novo anormal, Banzeiro e Palavras para o Futuro. Ele também lembrou o lema institucional do banco: “Onde tem patrocínio, tem governo federal”.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.