Com o apoio do BNDES e Suzano, a iniciativa visa fortalecer negócios liderados por empreendedores(as) em situação de vulnerabilidade
Belém, PA - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto Meio e a empresa Suzano apresentarão em Belém, nesta quinta-feira (29), o Projeto Pororoca Empreendedora. O projeto, que integra a iniciativa BNDES Periferias, tem o objetivo de fortalecer negócios liderados por empreendedores e empreendedoras em situação de vulnerabilidade. Além de Belém, a iniciativa foi lançada em São Luís (MA). A meta do Projeto é capacitar 4 mil pessoas, assegurando que 70% desse público sejam formados por mulheres. A prioridade reflete o compromisso da iniciativa com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e com a promoção da autonomia econômica dessas empreendedoras.
Na etapa de Formação, o objetivo é garantir o engajamento das(os) participantes. Aproximadamente 60% devem participar das atividades e 2.400 pessoas devem concluir o processo de aprendizagem. Após capacitação ofertada pelo Instituto Meio, organizações da sociedade civil constituirão Núcleos de Apoio Local voltados para estimular a criação e o aperfeiçoamento de ideias e negócios. A expectativa é receber 1.800 propostas apresentadas em formato de pitch, além de acompanhar a evolução das(os) participantes por meio de métricas, para alcançar um nível de excelência.
Na etapa de Investimento, o programa pretende selecionar 1.500 propostas para receber o Capital Semente, aporte financeiro destinado a projetos em fases de desenvolvimento, impulsionando iniciativas com potencial de impacto social e geração de renda. O projeto também realizará o acompanhamento da evolução financeira dos(as) participantes, com a expectativa de que 1.000 pessoas superem a situação de pobreza a partir das oportunidades geradas, alcancem autonomia financeira e social, além de fortalecer os negócios e as potencialidades dos territórios apoiados, dinamizando a economia local.
“Em março de 2024, o BNDES divulgou a Iniciativa BNDES Periferias, marcando seu novo olhar para as comunidades periféricas urbanas brasileiras com foco em sua diversidade e na redução de suas desigualdades. Sucessivas chamadas de projetos, de alcance nacional, já foram lançadas buscando impactar positivamente as condições de vida das populações periféricas. O projeto Pororoca Empreendedora ocorre no âmbito desta Iniciativa e se destaca pelo alcance amplo da capacitação de microempreendedores das periferias de São Luís e Belém, além de promover o desenvolvimento de organizações sociais locais”, afirma Celina Tura, chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES.
Para Guilherme Romano, coordenador de sustentabilidade da Suzano, o projeto Pororoca Empreendedora reforça o compromisso da companhia em ampliar oportunidades nas regiões onde atua. “Buscamos impulsionar o empreendedorismo, apoiar iniciativas que gerem a transformação nos territórios e promovam a inclusão produtiva de mulheres que movimentam a economia de suas comunidades. A iniciativa também reflete nosso direcionador de cultura de gerar e compartilhar valor, ao valorizar pessoas e estimular seu desenvolvimento, além de estar alinhada à meta da companhia de contribuir para que 200 mil pessoas deixem a linha da pobreza até 2030”, afirma.
“Para nós, o Pororoca Empreendedora representa exatamente o que acreditamos como organização. Quando unimos conhecimento, oportunidade e investimento, podemos impactar muitas vidas e territórios. Esse projeto chega a Belém para fortalecer empreendedores e empreendedoras com talento, criatividade e vontade de crescer, mas que muitas vezes não têm acesso às ferramentas necessárias para transformar seus negócios. Estar no território, lado a lado com essas pessoas, acompanhando suas iniciativas locais e compreendendo suas realidades de perto, é o que dá sentido ao nosso trabalho. Nosso compromisso é garantir que todas essas pessoas encontrem caminhos reais de geração de renda, autonomia e desenvolvimento. Trabalhar ao lado da Suzano e do BNDES amplia a escala e a capacidade de impacto dessa iniciativa, e reforça nossa missão de criar soluções viáveis e sustentáveis que melhorem a vida de milhares de famílias no Brasil”, finaliza Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio.
Serviço
Lançamento da Pororoca Empreendedora
Data: 29 de janeiro
Hora: 17h30
Local: Rua Avertano Rocha,192, bairro da Campina
Sobre o BNDES
O BNDES, maior banco de desenvolvimento da América do Sul, é o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento. O Banco atua em todo território nacional por meio de crédito, prestação de garantias, concessão de recursos não reembolsáveis a projetos ambientais, sociais, culturais e tecnológicos, além de produção de conhecimento e apoio a políticas públicas.
Desde 2024, está em curso o BNDES Periferias, iniciativa de apoio a periferias urbanas na redução de desigualdades. Nessa Chamada, são financiados projetos de geração de trabalho e renda por meio do empreendedorismo; construção e reforma de polos destinados à formação de microempreendedores; além de projetos Verdes, voltados para a agricultura urbana e periurbana, resiliência climática da periferia e economia circular.
Também compõe o ecossistema de inclusão produtiva urbana do BNDES o Periferias Fortes, edital para desenvolvimento institucional de organizações sociais periféricas, via capacitação, mentoria e aporte financeiro.
Para mais informações sobre o BNDES, acesse https://www.bndes.gov.br/
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável.
Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis.
Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br
Sobre o Instituto Meio
O Instituto Meio é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2005 com a missão de ampliar as oportunidades de emprego e renda por meio de soluções economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e culturalmente aceitas.
Sua visão é desenvolver potenciais e vocações para melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futura, e, para isso, cria e implementa iniciativas de inclusão empreendedora, de fortalecimento de negócios inclusivos, de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais, e de fortalecimento de OSCs.
Na sua história já apoiou mais de 60 mil pessoas, promovendo um aumento de mais de 230% na renda média individual das pessoas e 326% no faturamento médio mensal dos empreendimentos. Saiba mais em: institutomeio.org
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.