Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará Operações policiais colocam Pará sob os holofotes da COP30
Apoio

Regional do Baixo Amazonas recebe 36 pacientes do Hospital Municipal de Santarém

Hospital mobiliza vários setores para atender aos pacientes, incluindo recém-nascidos

  • 900 Visualizações
  • 13/09/2023, 08:48
Regional do Baixo Amazonas recebe 36 pacientes do Hospital Municipal de Santarém

Referência em média e alta complexidade no oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas "Dr. Waldemar Penna" (HRBA), em Santarém, recebeu 36 novos usuários nesta terça-feira (12), oriundos do Hospital Municipal. Durante a madrugada foi preciso realocar pacientes devido a um incêndio, sem vítimas, que atingiu a ala materno-infantil.

 

Os novos usuários foram transferidos para vários setores do HRBA: nove recém-nascidos foram alocados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal, com leitos extras; 16 no setor de Acolhimento; cinco pacientes foram para as salas do Centro Cirúrgico, e seis pacientes estão na UTI Adulto. Dos 36 atendidos neste primeiro dia, quatro pacientes já tiveram alta médica. O Hospital Regional seguirá recebendo pacientes do Municipal, de acordo com a demanda e a oferta de leitos na unidade.

 

O recebimento dos pacientes foi possível graças a um reforço no atendimento do Regional, que pertence ao Governo do Pará. O governador Helder Barbalho determinou que o HRBA fosse uma das unidades de suporte, até que o atendimento no Hospital Municipal seja normalizado.

 

"Recebemos os primeiros pacientes ainda na madrugada desta terça-feira, e reforçamos nossas equipes para promover o melhor atendimento a eles. É importante ressaltar que o HRBA segue com todos os serviços e atendimentos normalmente, não havendo prejuízo a todos os nossos usuários, que são referenciados. Estamos aqui para oferecer uma assistência de excelência a todos aqueles que precisarem do Regional", afirmou o diretor-geral da unidade, Rodrigo Vieira.

 

Estrutura - O Hospital Regional do Baixo Amazonas conta tem 153 leitos, sendo 104 de Unidades de Internação clínica e cirúrgica e mais 49 de Unidades de Terapia Intensiva (20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 19 de UTI Neonatal).

 

A unidade é referência em Neurocirurgia, Ortopedia, Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva e Oncologia, sendo habilitada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

 

"Sabemos da importância do Hospital Regional do Baixo Amazonas para a população do Oeste, e de todo o Pará. Com a situação no Municipal, imediatamente colocamos a unidade à disposição para dar esse suporte aos pacientes, oferecendo a melhor estrutura e os grandes profissionais do HRBA. Temos a certeza de que todos estão bem assistidos", disse o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

 

O incêndio, restrito à ala materno-infantil do Hospital Municipal de Santarém, começou no início da madrugada desta terça-feira (12) e foi logo controlado por agentes do Corpo de Bombeiros Militar. Apesar de a área atingida ser restrita, a fumaça se alastrou pelo prédio, havendo a necessidade de remanejar os cerca de 250 pacientes em tratamento na unidade de saúde.

 

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

 

Fonte: Agência Pará

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.