Novo sistema conta com 106 leitores de reconhecimento e passará a ser obrigatório em março; mais de 10 mil torcedores já realizaram o cadastro
Belém, PA - O Mangueirão passará a utilizar, no próximo dia 25/2, a biometria facial em caráter de jogo-teste durante a partida entre Remo e Internacional, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Um total de 106 leitores de reconhecimento facial estarão em operação, inserindo o estádio em uma tendência já adotada por grandes arenas do Brasil e do mundo e que garantem mais segurança, agilidade e comodidade aos torcedores.
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), iniciou, na última semana, a campanha de cadastramento voltada a todos que frequentam o maior estádio do Estado. Até o momento, mais de 10 mil pessoas já realizaram o cadastramento na plataforma oficial. Importante dizer que a antecipação do processo vai ajudar a evitar filas na hora de ingressar ao estádio.
O primeiro jogo oficial com acesso 100% pelo sistema de bioametria no Mangueirão será no dia 12 de março, quando o Remo receberá o Fluminense, às 19h, pela 5ª rodada do Brasileirão. A partir desta partida, o acesso ao estádio será feito exclusivamente pelo sistema biométrico, eliminando o uso de ingressos físicos, cartões ou qualquer outro meio de entrada.
Tecnologia e segurança
O sistema foi fornecido pela empresa Imply e conta com monitoramento nas catracas, identificação biométrica dos espectadores e central técnica de informações. A tecnologia também permite o monitoramento por imagem do público presente, além de garantir punições como a proibição de acesso à praça pública em casos de delitos relacionados aos eventos esportivos.
Além de proporcionar mais rapidez na entrada, a biometria torna o acesso pessoal e intransferível, dificultando a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos. O sistema será integrado aos clubes, permitindo que o torcedor já cadastrado compre ingressos normalmente e utilize apenas a leitura facial nos mais de 100 equipamentos distribuídos pelo estádio.
A ferramenta também será integrada aos órgãos de segurança pública, possibilitando a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou que estejam envolvidas em práticas criminosas.
A iniciativa também atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina o controle e a fiscalização do acesso do público em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas.
O cadastro passo a passo
O cadastro deve ser feito previamente pelo site mangueirao.eleventickets.com. O processo é simples, rápido e pode ser realizado pelo celular. Em seguida, é preciso:
Inserir corretamente os dados pessoais, com e-mail válido;
Apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH). Para estrangeiros, é exigido passaporte;
Realizar o escaneamento facial em local bem iluminado;
Evitar o uso de acessórios como chapéus e óculos.
Para concluir o cadastramento, é necessário o pagamento de uma taxa única de manutenção e suporte, no valor de R$ 1,98, via cartão de crédito ou Pix. Após a finalização, o torcedor estará apto a acessar o estádio exclusivamente por meio do reconhecimento facial.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.