Casos estariam acontecendo com frequência sem que a instituição tome providências
A Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança da Universidade Federal do Pará (Bragança) emitiu uma nota de repúdio contundente diante de recorrentes atos de importunação sexual seguidos de violência institucional que, segundo o grupo, têm vitimado um grupo de mulheres residentes na instituição.
De acordo com a nota, o incidente mais recente ocorreu na primeira semana de janeiro, quando um funcionário da instituição se masturbou na presença de algumas residentes. O episódio é descrito como persistente, estendendo-se por mais de um ano nas dependências da instituição. Algumas residentes resolveram, então, coletar provas contra o agressor, incluindo um vÃdeo datado de 04 de janeiro de 2024, onde o indivÃduo repete diversas vezes tal ato.
Apesar das denúncias formais, a situação parece estar longe de uma resolução efetiva. O grupo afirma que os superiores da instituição executora foram informados, assim como a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU). Contudo, até o momento, nenhuma medida concreta foi tomada. O grupo ainda destaca que o agressor foi avistado nas dependências da instituição nos dias 29 e 30 de janeiro, exercendo suas funções, mesmo após a informação de que ele seria desligado.
Por fim, o grupo revela a ausência de apoio à s residentes envolvidas, que, segundo a nota, não receberam qualquer tipo de suporte psicológico ou fÃsico e encontram-se desamparadas, sendo obrigadas a trabalhar no mesmo ambiente que o criminoso. Enquanto isso, ao agressor foi oferecido acompanhamento do serviço de saúde mental da instituição.A expectativa do grupo é que a instituição formadora tome medidas judiciais cabÃveis para proteger as vÃtimas e denunciar o agressor. Além disso, exigem uma nota de retratação pela omissão e violência institucional cometidas.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.