Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Em Dom Eliseu, moradores denunciam ao MP o uso de agrotóxicos em áreas urbanas Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Resultados da 2ª Avaliação Belém nas escolas municipais serão publicados no dia 24/9

A avaliação contempla questões de Português e Matemática, abordando conteúdos ministrados em sala de aula ao longo do ano de 2025

  • 120 Visualizações
  • 26/08/2025, 16:29
Resultados da 2ª Avaliação Belém nas escolas municipais serão publicados no dia 24/9

Belém, PA - Começou nesta terça-feira, 26, e seguirá até a próxima quinta, 28, a 2ª Avaliação Belém, exame que resultará num diagnóstico profundo que, por sua vez, garante que o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino passe pelo monitoramento necessário.


A prova está sendo aplicada para mais de 35 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em 97 escolas da capital. A realização do exame é da Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Semec.


Com duração de duas horas, a avaliação contempla questões de Português e Matemática, abordando conteúdos ministrados em sala de aula ao longo do ano de 2025.


A avaliação tem como objetivo monitorar os avanços obtidos desde a primeira aplicação da prova, em março, identificar desafios persistentes, levantar novas demandas pedagógicas e gerar dados que subsidiem a gestão escolar e as práticas em sala de aula.


Os resultados dessa avaliação, somados aos da aplicação de março, permitem a criação de ações e políticas alinhadas às reais necessidades das escolas e dos estudantes”, destacou Beatriz.


A partir dos resultados, é possível identificar os alunos que precisam de acompanhamento maior e criar estratégias para que avancem. O objetivo da prova é fazer com que todos atinjam os níveis esperados para cada turma, evitando que algum estudante fique em déficit de aprendizagem.


Os resultados da segunda avaliação estarão disponíveis a partir do dia 24 de setembro na plataforma Sipad.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.