Semas divulga a previsão do tempo para o período de 31 de dezembro de 2025 a 02 de janeiro de 2026
Belém, PA - A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenação de Monitoramento Hidrometeorológico e Qualidade do Ar (COMHAR), divulgou a previsão do tempo para o período de Réveillon, abrangendo os dias 31 de dezembro, 01 e 02 de janeiro. O cenário atmosférico indica a continuidade das pancadas de chuvas de curta duração na porção Norte do Estado e chuvas com maior volume e duração nas regiões do Sul do Pará.
Segundo Antônio Sousa, coordenador de Monitoramento Hidrometeorológico e Qualidade do Ar da Semas, o clima para a virada do ano está em conformidade com o esperado para o período. “O clima ocorre segundo o padrão característico do mês de dezembro na Amazônia, impulsionado pelo aporte de umidade do Oceano Atlântico e pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, explica.
Para a Região Metropolitana de Belém (RMB), que inclui a capital e o distrito de Mosqueiro, a previsão aponta para a ocorrência de chuvas isoladas, principalmente nos períodos da madrugada, manhã e tarde, com variações na nebulosidade ao longo dos dias. No dia 31 de dezembro, a madrugada, manhã e tarde terão céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas e rápidas, enquanto a noite será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas rápidas e isoladas no início da noite.
Já no dia 1º de janeiro, o céu estará nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas no final da manhã e início da tarde, e a noite será de céu parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Para o dia 2 de janeiro, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas, principalmente na madrugada, manhã e tarde, e parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas no início da noite.
Em Belém, as temperaturas mínimas previstas variam entre 23°C e 24°C e as máximas entre 31°C e 32°C, com a umidade relativa do ar variando entre 60% e 100%. Os ventos predominantes na RMB serão de Nordeste, Norte e Leste.
Na Região do Salgado, que abrange municípios como Salinópolis (Salinas), Algodoal e Bragança, a previsão está contida na análise da Mesorregião Nordeste do Pará. No dia 31 de dezembro, o céu será parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas, ocorrendo no final da manhã e início da tarde. No período noturno, o céu permanece parcialmente nublado com poucas chances de ocorrência de chuvas.
Para o dia 1º de janeiro, o céu tende a ficar parcialmente nublado a nublado na madrugada, manhã e tarde, com chuvas isoladas, diminuindo gradativamente no período noturno. Em Bragança, as temperaturas do ar irão variar com máxima de 33°C/32°C e mínima de 22°C/25°C, e a umidade relativa do ar variando entre 60% a 95%.
No dia 2 de janeiro, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas, principalmente na faixa litorânea, na tarde e noite. Em Igarapé-Açu, as temperaturas variam entre mínima de 23°C/24°C e máxima de 33°C/34°C, com umidade relativa entre 50% e 95%. Os ventos predominantes na região serão fracos a moderados, predominantes de Nordeste e Leste.
Tábua de marés - A tábua de marés para o período de Réveillon, de 31 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, indica um padrão de quatro marés diárias, com variações significativas de altura entre as marés altas e baixas nas principais localidades do Pará.
Em Belém, o dia 31 de dezembro registrará a maré mais baixa da manhã às 3h04, com 0,67 metro, e a maré alta da tarde às 20h36, atingindo 3,18 metros. No primeiro dia do ano, 1º de janeiro, a maré baixa da manhã ocorrerá às 4h23, com 0,58 metro, e a maré alta da noite às 21h36, alcançando 3,30 metros.
Já no dia 2 de janeiro, a maré baixa da manhã será às 5h34, com 0,49 metro, e a maré alta da noite às 22h29, com 3,37 metros, mostrando uma tendência de aumento na altura da maré alta noturna e de diminuição na altura da maré baixa matinal ao longo dos dias.
Na região litorânea, em Salinas, as variações de maré são mais extremas, com a maré alta do dia 31 de dezembro atingindo 4,74 metros às 16h42, e a maré baixa mais significativa ocorrendo às 23h29, com 0,69 metro.
No dia 1º de janeiro, a maré alta da tarde será ainda maior, chegando a 4,95 metros às 17h44, com a maré baixa da manhã registrando 0,77 metro às 11h47. Para o dia 2 de janeiro, a maré alta da tarde em Salinas será a mais alta do período, alcançando 5,12 metros às 18h38, enquanto a maré baixa da madrugada será de 0,51 metro à 0h46, indicando que o pico da maré alta se desloca para o final da tarde e início da noite.
Para a Ilha de Mosqueiro, a tábua de marés também segue o padrão de quatro marés diárias, com a maré alta do dia 31 de dezembro atingindo 2,96 metros às 21h06, e a maré baixa da madrugada sendo de 0,40 metro às 3h47.
No dia 1º de janeiro, a maré alta da noite será de 3,60 metros às 21h04, e a maré baixa da manhã será de 0,57 metro às 3h51. Por fim, no dia 2 de janeiro, a localidade de Vila do Conde Barcarena apresenta a maré alta da manhã às 11h01, com 2,73 metros, e a maré baixa da tarde às 17h49, com 0,51 metro, com a maré alta da noite atingindo 3,10 metros às 23h08.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.