Atividades de lazer auxiliam na redução do estresse e da ansiedade e fortalecem áreas executivas do cérebro, como criatividade e raciocínio lógico
Belém, PA - Adquirir um hobby é uma forma de fugir da rotina e buscar mais equilíbrio no dia a dia. Ao dedicar tempo a atividades de lazer, o indivíduo consegue conciliar melhor os momentos de descanso, estudo e trabalho. A prática também contribui de forma significativa para o alívio do estresse.
Seja no hábito de ler, desenhar, costurar ou cuidar de plantas, o hobby é praticado de forma voluntária e prazerosa. Sua contribuição para a saúde mental está diretamente relacionada ao bem-estar e à expressão pessoal, explica Michelle Corrêa, psicóloga e professora da Unama, a Universidade da Amazônia.
“O hobby pode se manifestar de diversas formas, como atividades artísticas, esportivas, intelectuais, manuais ou socioculturais. Essas práticas refletem a identidade, as fases da vida humana e a forma de aproveitar o tempo livre”, pontua.
A principal característica do hobby é a ausência de exigências. O objetivo é permitir que cada pessoa realize a atividade no próprio ritmo, sem cobranças ou prazos. Segundo a especialista, essa liberdade é um dos fatores que relacionam o hobby ao equilíbrio necessário para a rotina.
“Práticas de lazer não precisam, obrigatoriamente, ter finalidade produtiva. O simples ato de inseri-las na rotina já contribui para o bem-estar emocional e social. Qualquer hábito que proporcione relaxamento, satisfação e desenvolvimento pessoal é considerado positivo”, acrescenta a psicóloga.
Além de auxiliar na redução do estresse, os hobbies desempenham um papel importante na regulação das emoções. Essas atividades também fortalecem áreas executivas do cérebro, como criatividade, concentração e raciocínio lógico. “No cotidiano, o hobby ajuda o indivíduo a lidar melhor com frustrações, pressões e rotinas exaustivas, promovendo mais qualidade de vida e benefícios para a saúde física e cognitiva”, conclui.
Foto: Freepik
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.