Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas Pará volta a figurar na última posição em ranking nacional de progresso social Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Meio Ambiente

Semas abre consulta pública para criação do Plano Estadual de Unidades de Conservação

Com o projeto de lei também será regulamentado o Sistema de Unidade de Conservação do Pará, já previsto na Política Estadual de Meio Ambiente

  • 773 Visualizações
  • 26/08/2023, 08:35
Semas abre consulta pública para criação do Plano Estadual de Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) abriu consulta pública à sociedade civil para apresentação de sugestões ao conteúdo da minuta do projeto de lei que visa instituir a Política Estadual de Unidades de Conservação da Natureza (PEUC) e dispor sobre o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza (SEUC) no Pará.

O objetivo é garantir maior participação do Executivo Estadual na proteção da biodiversidade na região amazônica, atividade atualmente regulamentada pela Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Com o projeto de lei, o propósito também é regulamentar o Sistema de Unidade de Conservação do Pará, já  previsto na Política Estadual de Meio Ambiente, com destaque para a priorização da biodiversidade e da bioeconomia, com respeito aos povos e comunidades tradicionais.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Legislativos (NEL) da Semas, Rebeca Reitz, expôs a intenção da Secretaria, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), de tornar o processo público. “Essa proposta normativa para instituir o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza e a Política Estadual de Unidades de Conservação da Natureza foi disponibilizado para contribuição pública, para que membros da sociedade civil, assim como empresas, possam contribuir e dar sugestões com base na minuta que foi desenvolvida em parceria com o Ideflor-Bio, por meio de um grupo de trabalho que vem analisando todos os aspectos técnicos e os impactos da iniciativa na sociedade", explica Rebeca Reitz.

Para participar é necessário baixar e preencher o formulário disponível no site da Semas, de forma técnica e objetiva. O participante deverá fornecer dados de identificação (nome completo, CPF, e-mail e telefone) e, no campo específico, sugerir alterações na minuta, fundamentando a sugestão de forma técnica.

Após isso, o participante deverá enviar o formulário para o e-mail consultapublicapeuceseuc@gmail.com até o dia 6 de setembro de 2023.

Com o fim do prazo para contribuições, as sugestões enviadas serão analisadas por uma comissão técnica, que verificará a viabilidade ou não das sugestões, e, após aprovadas, serão encaminhadas para publicação oficial.

Por Agência Pará

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.