Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Serviço de Verificação de Óbitos dispõe de novos canais de atendimento

Os números disponíveis para a população são institucionais. Os canais antigos de atendimento já estão desativados.

  • 175 Visualizações
  • 26/07/2025, 21:00
Serviço de Verificação de Óbitos dispõe de novos canais de atendimento

Belém, PA - Referência estadual na realização gratuita de necropsias para o esclarecimento de mortes naturais não definidas, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) comunica seus novos canais de atendimento ao público. O número exclusivo para solicitações de remoção de corpos e demandas operacionais é (91) 98400-0257, com atendimento disponível diariamente, incluindo finais de semana e feriados.


Contato para demandas administrativa - (91) 97400-6948 - é destinado a solicitações de laudos, prontuários, esclarecimentos sobre causas de morte, demandas informativas e epidemiológicas, entre outros assuntos administrativos.


O SVO é uma parceria de quase 12 anos de atuação entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Polícia Científica do Estado do Pará (PCE-PA). Vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Sespa, o Serviço visa esclarecer causas de óbitos naturais não definidas, como em casos de pessoas que faleceram em casa ou foram encontradas mortas, sem sinais de violência, e aquelas que faleceram em unidades de saúde, mas sem causa de morte claramente estabelecida.


A coordenadora do SVO, Elza Moreira, alerta que os novos números são institucionais e de propriedade da Sespa, e que os canais antigos de atendimento, antes de gestão terceirizada, já estão desativados. O objetivo dessa estratégia, segundo ela, é automatizar o Serviço para o momento delicado em que a população precisar. 


“Em momentos de perda, que naturalmente são delicados para as famílias, o SVO cumpre um papel fundamental não apenas no apoio à definição da causa da morte, mas também na produção de dados que ajudam a compreender o cenário epidemiológico da mortalidade no Estado”, ressalta Elza Moreira.


É importante destacar que o trabalho do SVO é distinto daquele desenvolvido pela Polícia Científica do Estado do Pará, responsável pelas necropsias de óbitos com suspeita de causa externa (acidentes, quedas, envenenamentos, homicídios e outras situações).


Além de sua função assistencial, o SVO atua estrategicamente na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, contribuindo com dados essenciais ao planejamento e à avaliação das políticas públicas de saúde.


Serviço

Novos canais de atendimento do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Somente remoção de corpos e demandas operacionais, por 24 horas, incluindo finais de semana: (91) 98400-0257.

Para demandas administrativas: (91) 97400-6948


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.