A expectativa é de reunir em torno de mil professores e professoras da educação básica e superior para capacitar, estimular e discutir o ensino de língua, linguagem e literaturas.
Belém, PA - A Universidade Federal do Pará sediará, de 24 a 27 de setembro deste ano, o 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literaturas da Educação Básica (1º Cllimaz) e o 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras da Universidade Federal do Pará (2º Letrasvivaz), no Centro de Convenções Benedito Nunes.
O evento é promovido, também, pelo Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA) e pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (ProfLetras Unidade-UFPA), com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições podem ser feitas pelo site www.cllimaz.ufpa.br
A expectativa é de reunir em torno de mil professores e professoras da educação básica e superior para capacitar, estimular e discutir o ensino de língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas especialidades na panamazônia. O foco é debater, horizontalmente, as relações educacionais com a ecologia, sustentabilidade, inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar para combater as desigualdades regionais num momento que o Pará sedia a COP-30.
O professor Marcos Cunha, presidente do 1º Congresso Panamazônico e integrante do Conselho Gestor do ProfLetras Nacional - Região Norte - informa que os dados do Censo Escolar 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelaram que o Brasil possui 47,3 milhões de discentes no ensino fundamental e médio, distribuídos em 178,5 mil escolas.
“A educação básica é uma das ferramentas estratégicas para assegurar a formação consciente das novas e das futuras gerações sobre as relações educacionais e os modelos de exploração da natureza, o consumo cotidiano e os seus efeitos sobre o meio ambiente, além de defender a sustentabilidade do planeta e da sociedade”, enfatiza Cunha.
Foto: John Lennon/Ascom ProfLetras
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.