Os candidatos interessados têm um prazo até as 14h do dia 19 de setembro para aderir a essa nova oferta de cursos
Candidatas(os) indígenas e quilombolas terão nova oportunidade de acesso à Universidade Federal do Pará. O Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) abriu, na segunda-feira, 16, uma nova reoferta de vagas remanescentes do Processo Seletivo Especial 2024-1 (PSE- I/Q 2024). São 210 vagas distribuídas em 91 cursos.
A adesão à Reoferta de Vagas está disponível na página de inscrição inicial do PSE- I/Q 2024 , mediante login e senha do candidato. Os candidatos interessados têm um prazo até as 14h do dia 19 de setembro para aderir a essa nova oferta de cursos.
Quem opta por concorrer a uma vaga da reoferta está, automaticamente, declarando que, no caso de classificação em novo curso, renuncia à sua posição na lista de chamada adicional, ou seja, quem passa na reoferta sai da lista de espera da repescagem do seu curso original. Uma vez não classificada(o) na reoferta, esta(e) candidata(o) retorna para a lista de espera do seu curso inicial normalmente.
Nesta reoferta, as vagas são de caráter mútuo, ou seja, podem ser preenchidas por estudantes indígenas e quilombolas que tenham sido aprovada(os), mas não classificada(o)s nos cursos inicialmente escolhidos.
A reoferta no PSE Indígenas e Quilombolas tem o objetivo de ampliar as possibilidades de ingresso para além das chamadas adicionais (Repescagens). A ideia, com essa nova possibilidade, é otimizar a ocupação da totalidade das vagas oferecidas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.
PSE IQ – OPSE Indígenas e Quilombolas é destinado à seleção diferenciada de candidatas(os) provenientes desses povos e comunidades tradicionais que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontrem em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. A iniciativa integra as políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA. O quadro com a lista completa de vagas ofertadas está disponível no site do CEPS/UFPA.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.