O evento anual volta a ser realizado no Brasil depois de uma década e escolheu a Amazônia para debater o tema
Nos dias 30 e 31 de outubro Belém vai sediar a XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL), realizada pela Associação Ibero-Americana de Financiamento Local (AIFIL), Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e Divisão de Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Procuradoria Geral do Estado e Secretaria da Fazenda do Estado do Pará. O evento conta com o patrocínio do BANPARÁ, COMSEFAZ, TCM, MPE, Associação do Procuradores do Município de Belém e SINDIFISCO.
Depois de 10 anos o Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local volta a ser realizado no Brasil e pela primeira vez na região amazônica, promovendo um grande encontro entre sociólogos, cientistas políticos e, principalmente, economistas estudiosos de finanças públicas e que colocam em debate como esses recursos vão subsidiar políticas públicas nos estados e os municípios.
Durante a XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local serão apresentados trabalhos de pesquisa inéditos e palestras com especialistas da Espanha, México, Estados Unidos, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Portugal, Itália e Alemanha, garantindo importante troca de experiências e formando redes internacionais de pesquisadores.
“Os temas são diversos, mas o foco é dentro do financiamento local, de políticas públicas, dos governos, financiamento local privado. É um misto de vários tipos de financiamento, mas, acima de tudo, com uma conotação muito econômica de questionamento do papel do Estado no desenvolvimento, no financiamento de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dentro dos municípios e das cidades, e na Amazônia por conta da discrepância entre as cidades que nós temos aqui na região”, explicou Ana Cláudia Cruz da Silva, da organização nacional do evento.
Às vésperas da COP30, o maior evento climático do mundo, Belém está no foco para a discussão de muitos outros temas, além da questão do clima, mas diretamente ligados entre si porque os problemas decorrentes das mudanças climáticas determinam a criação e desenvolvimento de políticas públicas de financiamento local.
“A Conferência Ibero-Americana sobre Financiamento Local reúne especialistas e referências de alto nível, que analisam as políticas, desafios e experiências em diferentes países. Os debates e intercâmbios que surgem nestas sessões ajudam não só a compreender os processos de políticas públicas relativos ao financiamento subnacional, face aos desafios locais, mas também a partilhar experiências, pontos fortes e, principalmente, pontos fracos, para evitar cometer erros e melhorar o desenho e implementação de políticas públicas”, afirma Vanessa Toselli, economista e pesquisadora em Finanças Subnacionais, Governança e Políticas Públicas, que faz parte do Comitê Organizador de AIFIL.
SERVIÇO:
XIII Jornadas Ibero-americanas de Financiamento Local (JIFL)
Data: 30 e 31 de outubro de 2024
Hora: 8h30
Local: Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (Campus profissional)
Fonte: Divulgação
Foto: UFPA
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.