Oftalmologista da Policlínica Metropolitana orienta sobre a utilização de telas por crianças
Um desenho, um joguinho que distrai. Chega a ser tentador entregar uma tela na mão de uma criança. Tablet, celular, computador, videogame e televisão. Lazer que pode, aparentemente, ajudar, mas a médio e longo prazo proporciona prejuízos e danos.
Além de prejudicar o desenvolvimento cognitivo infantil, o uso excessivo de telas está diretamente ligado a problemas precoces de visão. A oftalmologista, Ana Luiza Gomes Hass Gonçalves, que atende na Policlínica Metropolitana, em Belém, faz o alerta. “Pode acarretar em diminuição do piscar, apesar deste ser um ato involuntário, e trazer transtornos como olho seco, hiperemia ocular (olho vermelho), ardência”, salienta.
Outra preocupação, não menos importante, é que o uso de tela pode estar associado ao aumento progressivo de grau ou até gerar falsos graus durante o dia, flutuações visuais. “Por exemplo, a criança passa o dia usando o celular, quando for usar a visão para focar algo longe, tende a embaçar, o que chamamos de alteração do efeito de acomodação”, explica.
O indicado, segundo os especialistas, é que a criança passe a consumir estes produtos a partir dos 3 anos de idade. Antes disso, por volta de 1 ano e meio, tentar o mínimo de contato e caso haja, que seja bem regulado.
“Dos 3 anos até os 5 de idade, no máximo uma hora diária, a partir dos 6 anos até os 10 anos, de 1 hora a 1 hora e meia por dia. Dos 11 em diante, média de duas horas por dia. Além de regular o tempo, o recomendado é fazer pausas. A partir de 20 minutos de uso de tela, dar uma pausa de 20 segundos para descanso visual”, recomenda a médica.
SERVIÇO
Por Agência Pará
Foto: Marco Nascimento / AG. Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.