Equipes do NGTM avançam com as obras na alça do viaduto, que garante o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos
Nos próximos meses, o Pará vai ganhar mais um viaduto na Rodovia BR-316, no cruzamento com a Alça Viária, em Marituba, Região Metropolitana de Belém. As obras executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) já atingiram 45% de conclusão. O NGTM está erguendo outro viaduto na BR-316, no cruzamento com a Avenida Independência.
Após a construção das fundações, dos seis pilares de sustentação e de parte das vigas que vão garantir a sustentação da laje do viaduto, as equipes de engenharia trabalham na alça do equipamento, que garante o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos. Quem sair de Marituba poderá acessar o viaduto para seguir até a Alça Viária, e quem sair da Alça Viária poderá acessar a BR-316, no sentido Belém, sem precisar fazer retorno.
“Temos hoje 130 profissionais trabalhando na construção do viaduto da Alça Viária, que está avançando conforme o cronograma de obras. Nosso objetivo é entregá-lo até mesmo antes do prazo contratual de março de 2025, garantindo mais mobilidade para toda a população”, informa a engenheira Leila Martins, diretora-geral do NGTM.
Nova etapa - Esta semana, os trabalhos estão concentrados na alça do viaduto, com a execução do muro de contenção em terra armada. “Essa solução de contenção de aterro é composta de placas verticais em concreto armado, denominadas escamas, incorporadas ao aterro das cabeceiras por meio de fitas metálicas de aço galvanizado. Adotando-se essa técnica, promove-se otimização do espaço físico da obra, pela não necessidade de execução de taludes na contenção de aterros”, detalha a engenheira Emanuelle Gaia, fiscal do NGTM na obra.
Antes de receber o muro de contenção de terra armada da rampa do viaduto, o solo recebe uma preparação executada com várias camadas no solo. O objetivo é reforçar o subleito de suporte do terreno, onde serão construídas as pétalas de acesso do Viaduto Alça Viária.
Agência Pará
Foto: Raphael Luz/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.