Oportunidades para donos de imóveis e para os negócios do turismo local são ampliados; sessão será amanhã
Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Governo do Pará, em parceria com a Booking.com, promove o “Webinar: Cadastre sua propriedade na Booking.com para a COP 30”. O evento é destinado aos proprietários interessados em alugar seus espaços durante a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém. A sessão oferece uma oportunidade de conhecer e aprender a registrar sua propriedade na plataforma e otimizar a visibilidade do seu anúncio.
Durante o webinar, especialistas vão explicar o processo de cadastro gratuito e como melhorar a página de cada propriedade para atrair mais visitantes. Serão abordadas técnicas para tornar os anúncios mais atrativos e eficazes, além de dicas sobre o comportamento de reserva dos hóspedes.
Lucas Vieira, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), destacou a importância da colaboração com a Booking.com para preparar Belém para a COP 30 e o legado que ficará para a cidade. “Além de suprir a demanda crescente, essa parceria qualifica anfitriões locais, o que é fundamental para profissionalizar o setor de hospedagem alternativa. A qualificação oferecida pela Booking.com não apenas melhora o atendimento, mas também cria oportunidades para que mais pessoas entrem no mercado de turismo e ganhem uma renda extra. Com a COP-30, Belém estará em evidência global, e essa é uma chance única de fortalecer a economia local, valorizando nossa hospitalidade e cultura”, explicou.
Com uma agenda vasta de grandes eventos programados para a capital paraense, Belém se tornou um dos principais destinos turísticos do país. Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com no Brasil, enfatizou a hospitalidade do paraense e as riquezas culturais e gastronômicas, características que atraem visitantes. Ele também ressaltou a oferta de belezas naturais e as oportunidades para um turismo mais sustentável, alinhado com as preferências dos viajantes modernos. Uma pesquisa realizada pela empresa mostrou que 97% dos brasileiros consideram o turismo sustentável importante.
Segundo ele, a COP 30 elevará a visibilidade de Belém, atraindo ainda mais atenção para a cidade e seus atrativos. Essa visibilidade é vista como uma porta de entrada para ampliar as oportunidades de negócios no turismo local. Uillians Batista aponta que o aumento na disponibilidade de acomodações, tanto durante quanto após o evento, é uma oportunidade crucial para os proprietários locais.
“Ao disponibilizar uma estadia para aluguel de temporada na Booking.com, os proprietários têm acesso a uma das maiores plataformas de viagens do mundo, que permite que propriedades alcancem um público global e, com isso, ampliem seus negócios. E, para dar todo o apoio aos nossos parceiros e futuros parceiros, estabelecer uma colaboração mútua entre a Booking.com e o Governo do Estado do Pará e contribuir para a organização local da COP 30, estamos realizando capacitações em Belém focadas na locação de apartamentos e casas por temporada na região”, afirmou.
Para participar do webinar, os interessados devem se inscrever através de link, acesse aqui.
Hospedagem
A ampliação da oferta de leitos em Belém faz parte da estratégia do Governo do Pará para receber a COP 30 em novembro de 2025. Em um trabalho conjunto com os governos federal e municipal e a iniciativa privada, uma série de soluções e ações estão em andamento para atender à demanda de hospedagem para o evento e deixar um legado para a cidade.
As iniciativas envolvem navios de cruzeiro, que estão sendo contratados pelo governo federal, reforma de 17 escolas, que serão usadas como alternativa de hospedagem no padrão de hostel, aluguel de temporada e parceria com plataformas de hospedagem para aumentar a oferta de leitos na capital. Essas plataformas, mundialmente conhecidas, possibilitam a conexão do imóvel do paraense com pessoas que desejam visitar o estado.
Estão em andamento a construção de espaços para tendas climatizadas, vilas militares, espaços para comunidades indígenas e construções modulares de alto padrão, que serão transformadas em centro administrativo após a COP.
O governo do Estado também está incentivando a modernização das instalações da rede hoteleira atual e isentou o segmento de ICMS nas compras internas e interestaduais para equipamentos como frigobar, televisão e ar-condicionado, bem como mobiliário. Além disso, viabilizou a contratação de crédito por meio de parceria com o BNDES e FUNGETUR. Essa linha se estende a toda a cadeia do turismo, incluindo bares e restaurantes, além dos hotéis, para que possam investir na requalificação de seus negócios. As operações são voltadas para micro, pequenos, médios e grandes empresários do setor.
A rede hoteleira da capital está sendo ampliada com a construção de três novos empreendimentos de alto padrão por grupos internacionais que vão atender as categorias de público A e B. Um dos hotéis será instalado em três galpões na área do Porto Futuro II, outro em um antigo prédio que pertencia à Receita Federal e o terceiro em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém.
Agência Pará
Foto: Raphael Luz/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.