Segundo Estado-Maior Conjunto, tiros de advertência foram conduzidos depois que cerca de 10 pessoas cruzaram a linha na área oriental da zona desmilitarizada
O exército da Coreia do Sul comentou nesta terça-feira (8) que disparou tiros de advertência depois que soldados norte-coreanos violaram a linha de demarcação militar antes de retornar.
“Nosso exército conduziu transmissões de alerta e tiros de advertência depois que cerca de 10 soldados norte-coreanos cruzaram a linha de demarcação militar (MDL) na área oriental da zona desmilitarizada (DMZ) por volta das 17h, horário local”, comunicou o Estado-Maior Conjunto (JCS) em uma mensagem de texto aos repórteres.
“Nosso exército está monitorando de perto a atividade militar norte-coreana e tomando as medidas necessárias conforme os procedimentos operacionais”, disse o JCS.
Alguns dos soldados norte-coreanos estavam armados, de acordo com o exército sul-coreano.
A travessia, no entanto, pode ter sido por um erro durante a atividade de reconhecimento antes do trabalho planejado na área, informou a agência Yonhap, citando um oficial militar.
Na segunda-feira (7), o exército do Sul relatou que cerca de 1.500 norte-coreanos estavam trabalhando em instalações de arame farpado e trabalho em terra na zona desmilitarizada, enquanto o Norte estava conduzindo exercícios militares.
Em junho de 2024, houve pelo menos três incidentes de soldados norte-coreanos cruzando a linha em meio a um aumento na atividade perto da linha de demarcação.
O presidente em exercício da Coreia do Sul, Han Duck-soo, disse na sexta-feira (4) que o governo manteria uma postura de prontidão firme contra as provocações da Coreia do Norte, depois que o Tribunal Constitucional depôs o presidente Yoon Suk Yeol, que sofreu impeachment.
As duas Coreias continuam tecnicamente em conflito depois que a guerra de 1950-53 terminou em um armistício, não em um tratado de paz.
Fonte: CNN
Foto: Reprodução
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.