Ananindeua segue no centro do tabuleiro político de Helder e celebra aniversário No apagar das luzes do ano, Justiça estica prazo e empurra crise do lixo para 2027 No Pará, grilagem vira erro no papel e terra muda de dono apenas no registro
Tragédia

Autoridades aumentam para 47 número de mortos em incêndio na Suíça

Bar em estação de esqui de Crans-Montana pegou fogo após explosão na madrugada desta quinta; outras 115 pessoas seguem feridas, a maioria em estado grave

  • 152 Visualizações
  • 01/01/2026, 16:00
Autoridades aumentam para 47 número de mortos em incêndio na Suíça

São Paulo, SP - Subiu para 47 o número de mortos no que já é considerada a maior tragédia desse tipo na Suíça. Na madrugada desta quinta, um bar na estação de esqui de Crans-Montana, no sudeste do País, pegou fogo após uma explosão. Centenas de pessoas estavam no local, que fazia uma festa de Ano Novo.


O número de mortos, no entanto, ainda é preliminar porque há desaparecidos. Segundo as autoridades locais, há corpos carbonizados e a identificação e separação pode levar semanas, dificultando contabilizar os mortos.


Segundo o chefe da polícia local, Frédérica Gisler, as vítimas são de quatro nacionalidades diferentes. Mais cedo, autoridades locais haviam dito que a tragédia deixou "dezenas de mortos", sem dar um número exato, e mais de cem feridos, a maioria em estado de gravidade.


Na entrevista, o governador regional, Mathias Reynard, afirmou haver dificuldade de contabilizar os mortos por conta do estado dos corpos - de acordo com relatos, o fogo se espalhou muito rápido pelo estabelecimento, impedindo que pessoas deixassem o local a tempo.


A polícia ainda não sabe o que causou o incêndio. A promotora responsável pelo caso, Beatrice Pillout, afirmou também na entrevista coletiva que há "várias hipóteses na mesa", mas que as investigações ainda determinarão a causa exata.


Turistas que estavam no bar levantaram a hipótese de que uma vela de aniversário acessa por uma funcionária do local perto do teto de madeira gerou as chamas.


Segundo moradores, o bar é frequentado por jovens e turistas na cidade e a maioria das pessoas que estava no local no momento do acidente seria estrangeira.


O Consulado do Brasil em Genebra disse à TV Globo que, até o momento, não havia notificação sobre brasileiros entre as vítimas, mas que diplomatas checavam as informações com as autoridades locais.


Moradores estão indo ao local e deixando flores e velas em homenagens às vítimas. Carros funerários também estão sendo vistos no local.


Moradores e a polícia criaram um canal para passar informações, principalmente para os pais, já que a maioria das vítimas, segundo relatos, é de jovens. Um dos hospitais na Suíça que está atendendo as vítimas disse que o paciente mais jovem tem 16 anos.


O que aconteceu?


Uma explosão seguida de incêndio atingiu um bar durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, na madrugada desta quinta-feira (1º).

O fogo ocorreu dentro do bar Le Constellation, que fica dentro do resort de esqui de Crans-Montana. O incêndio começou por volta da 1h30 no horário local (20h30 de quarta-feira pelo horário de Brasília).


Testemunhas disseram que o fogo se espalhou rapidamente pelo teto de madeira, o que impediu que muitas pessoas deixassem o local a tempo.


Um morador contou que a comunidade ouviu o barulho e achou ser uma comemoração de Ano Novo até perceber o fogo do lado de fora do bar. Muitos ajudaram as vítimas a saírem do local e foram socorridas de forma improvisada em estabelecimentos próximos.


Ainda não há confirmação oficial sobre a causa do incêndio. A polícia local disse suspeitar de uma explosão acidental causada por um incêndio e afirmou descartar, por enquanto, a hipótese de terrorismo.


Foto: AFP

(Com o G1)

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.