Sob os arcos do Círio passam milhões que misturam fé e poder na cidade de Belém Operação contra morador de rua vira alvo de Defensorias e do MP: "quo vadis?" Presença confirmada de 162 países garante quórum mínimo para COP30 em Belém

Centro Cultural Banco da Amazônia é entregue com exposição sobre Nelson Mandela

Novo espaço, instalado no prédio histórico do Basa, reforça a identidade amazônica e amplia as opções culturais em Belém

  • 85 Visualizações
  • 10/10/2025, 00:27
Centro Cultural Banco da Amazônia é entregue com exposição sobre Nelson Mandela

Belém, PA - A noite desta quinta-feira, 9, foi marcada pela entrega do Centro Cultural Banco da Amazônia, em Belém. Instalado no prédio histórico do Basa, na avenida Presidente Vargas, o novo espaço vai oferecer programação gratuita voltada à valorização da arte, da cultura e da identidade amazônica, com estrutura moderna e acessível à população.


A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho, da primeira-dama Daniela Barbalho, do presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, além de autoridades, representantes do setor cultural e convidados.


Exposição


A programação de abertura foi marcada pela estreia da exposição “Mandela – Ícone Mundial de Reconciliação”, promovida pelo Instituto Brasil África (IBRAF) em parceria com a Fundação Nelson Mandela, da África do Sul. A mostra apresenta 50 painéis fotográficos e uma instalação audiovisual, narrando a trajetória de Nelson Mandela - da infância à luta contra o apartheid, os 27 anos de prisão e a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul.


Funcionamento


Em outubro, o Centro Cultural Banco da Amazônia funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Em novembro, durante o período da COP30, o espaço estará aberto de terça a domingo, das 10h às 19h.


Serviço
Centro Cultural Banco da Amazônia
Endereço: Avenida Presidente Vargas, prédio histórico do Basa – Belém (PA)
Horário de funcionamento:

Outubro: segunda a sexta-feira, das 14h às 20h
Novembro: terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita.


Foto: Marco Santos/Agência Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.